Estrutura e dissecação da alma

Esta alma do homem é composta de "forças fundamentais"
Esta alma do homem é composta de "forças fundamentais"

Cotidiano e Bem-estar

29/05/2014

Estrutura e dissecação da alma

As Escrituras ensinam que o homem foi criado à "imagem de Deus" é um microcosmo poderoso, e as qualidades básicas da mente e da emoção humana são o reflexo das qualidades usadas por Deus para criar e governar Sua criação. As faculdades mentais do homem refletem o intelecto que Deus usou para criar o mundo e, desta forma, o homem tem a capacidade de compreender as leis e a lógica da criação, podendo administrar isso como representante legal de Deus na criação. Buscar o "eu verdadeiro" é trilhar o caminho da alma, pois esta é a verdadeira essência do homem, sua parte infinita. É quem nos dá a vida. É o centro espiritual, a parte do ser que ama, sente, pensa e percebe. É a fonte de energia inesgotável que permite criar, verbalizar, conectar-se com os outros em nossa volta e se manifestar através da mente, das emoções e dos atos.


Esta alma do homem é composta de "forças fundamentais". Essa é a matéria prima que formata o indivíduo como pessoa única (mesmo em gêmeos univitelinos), cada um de nós é dotado com esta estrutura da alma que nos dá a base da nossa personalidade, e está categorizada abaixo:

. Sabedoria: Responsável pela criatividade, intuição e inspiração.

. Entendimento: Responsável pela compreensão, raciocínio e a dedução.

. Conhecimento: Responsável pela verificação dos fatos é a lógica aplicada, é a capacidade de comunicar os pensamentos.

. Altruísmo: Responsável pelo compartilhar, a bondade, a emoção mais básica do amor, pois é responsável pelo início da interação.

. Domínio: Responsável pelo controle dos impulsos. É a habilidade de superar suas contradições e seus conflitos.

. Compaixão: Responsável pela harmonia (equilíbrio). É o não desprezar pela falta das emoções, nem o destruir pelo exagero, é a fonte das relações equilibradas.

. Conquista: Responsável pelo desejo de vencer, pela auto realização. Conseguir sair das limitações, alcançar vitória, ter êxito.

. Perseverança: Responsável pelo zelo, a luta contínua pelo melhor, é a habilidade de manter-se na linha, no foco ou no alvo.

. Valores (Alicerces): Responsável pelos nossos pactos, alianças e compromissos. É o que nos conecta à devoção de uma causa ou alguém.

. Nobreza: Responsável pelo modo de ser, pela liderança da vida, pela busca da dignidade humana. É o que gera em você confiança e um senso de autoridade.

Meditando nas qualidades de cada atributo Divino podemos descobrir estes 10 fluxos espirituais na alma humana. Estas descobertas poderão nos levar a uma revolução na percepção do sentido da vida.


O que é a alma? A alma é o ponto de encontro do espírito e do corpo, porque ali estão os dois fundidos. Sem um corpo e sem um espírito, não pode haver alma. É mediante o seu espírito que o homem mantém a relação com o mundo espiritual e com o Espírito de Deus, recebendo e expressando ambos o poder e a vida do mundo espiritual. O homem está em contato com o mundo externo sensorial através de seu corpo, influenciando-o e recebendo suas influências. A alma se encontra entre estes dois mundos, e recebe as percepções destes dois mundos.


A alma em um sentido mais profundo é o nosso comportamento dentro do corpo inspirada pelo espírito. É por meio do corpo que o homem entra em contato com o mundo material. Onde podemos qualificar o corpo como a parte que nos faz conscientes do mundo. A alma é formada pelo intelecto, que nos ajuda no presente estado de existência, à vontade e as emoções, que procedem dos sentidos. Em um sentido que a alma pertence ao próprio eu do homem, e revela sua personalidade, é chamada a parte que tem autoconsciência de si mesmo. O espírito é a parte mediante a qual nos comunicamos com Deus, e só por ela podemos perceber e adorar a Deus. A nossa relação com Deus e o espírito é chamado o elemento que tem consciência de Deus. Deus vive no espírito, o meu “eu” vive na alma, enquanto que os meus sentidos estão no corpo.


É por isso que compreender a alma é compreender o homem, é uma dissecação do Eu. É um autodescobrimento e aperfeiçoamento à partir das informações contidas nas Escrituras Sagradas, e nas pesquisas de algumas áreas da ciência como a psicologia comportamental e a neurociência, além da teologia como fundamento da espiritualidade pessoal.


Fontes Pesquisas de apoio

http://pt.wikiquote.org/wiki/Harvey_Spencer_Lewis

http://www.bibliaonline.net/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_comportamental

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Iran José da Silva

por Iran José da Silva

Formação: FATIN- Bacharelado em Teologia Faculdade Guararapes: Pós-graduado em psicologia organizacional e do Trabalho. Faeteo - Mestrando em Teologia STMMS - Psicanálise

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93