Semana Santa

Por que não posso comer carne?
Por que não posso comer carne?

Cotidiano e Bem-estar

19/04/2014

Nunca entendi algumas tradições e dogmas do catolicismo, e com certeza a resposta que párocos e seminaristas me davam de que “é a vontade de Deus” foi o que me afastou da minha religião de batismo. Escolhi ter uma fé racional, que quando eu me questionasse, teria respostas e não dúvidas, o que me fortaleceria. Uma das questões que me fiz ainda criança, quando era coroinha de uma igreja católica foi o porquê é vedado comer carne vermelha na sexta-feira santa?

Nunca tive respostas satisfatórias na própria igreja que criou este dogma e resolvi ir atrás desta resposta por conta, e descobri algumas origens desta crença. Primeiramente a crença popular mais divulgada é de que não se come carne vermelha, pois seria uma lembrança ao calvário e morte de Cristo, que deu seu sangue por nós, inclusive isto quem me disse foi meu pai, mas pesquisando nos arquivos da própria igreja em nenhum momento isto é citado.

De acordo com as regras e preceitos da igreja católica, não se deve comer carne vermelha e nem cometer o pecado da carne, leia-se “sexo” na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa, fato esse que se deu devido à quaresma onde os primeiros cristãos cumpriam o período de penitência de quarenta dias em que Jesus passou em jejum no deserto, mas antes da quarentena em abstinência, eles se entregavam a luxúria e orgias na festa que conhecemos bem, o carnaval, a “festa da carne”.

Veja bem como fazemos só o que nos convém, você nem imaginava que não podia comer carne na quarta-feira de cinzas, é pior, imagina uma abstinência sexual entre o carnaval e a páscoa, será que alguém iria cumprir. Outro ponto que a igreja defende é que na época de cristo comer carne era para reis e príncipes, pois era muito cara, já o peixe era barato e de fácil acesso e provavelmente o próprio Jesus comeu peixe a sua vida toda, então, pararmos de comer carne e comermos peixe seria uma forma de humildade e jejuar como cristo jejuou por quarenta dias, mas qualquer um sabe que nos dias de hoje o peixe é bem mais caro que um bife, e eu não entendo este tipo de jejum religioso com filés de peixes, molhos especiais e saladas, se quiser jejuar de verdade comam um pão com um pouco d’água, ou talvez uma sopa.

O fato histórico que mais aceito é de que, a igreja cobrava impostos de todo o povo e em dado momento quando a carne se popularizou, os pescadores tinham dificuldade em vender seu produto e conseqüentemente não pagavam a igreja, daí surgiu este preceito religioso que gerou a demanda de comer peixes, colocando tudo no seu devido lugar. Para mim o mais ilógico nesta história toda é que o Deus Todo-poderoso e bondoso vai se importar com o que você come em determinado dia, e esquecer tudo o que nós fizermos o restante do ano, onde mentimos, enganamos, roubamos, deixamos de ajudar o próximo, somos mesquinhos e pequenos.

Se houver um julgamento com certeza ele se baseará nas suas atitudes, na forma como você trata o próximo, nos seus valores e não com o que você come. Se ti faz bem comer peixe na sexta-feira santa, coma, mas com um propósito verdadeiro e não só por que te disseram pra fazer assim, e se quiser fazer um churrasco faça, e me chame, pois ainda assim seremos filhos de Deus.
Eduardo Fernandes

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Cledson Eduardo

por Cledson Eduardo

Estudante de Administração, historiador,Agnóstico e Doutor-palhaço como voluntário na Ong Doutorzinhos, atua também como fazedor de Histórias no Projeto Viva e Deixe Viver, e ator aos finais de semana.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93