Redução de estômago e seus perigos durante a idade fértil

Redução de estômago e seus perigos durante a idade fértil
Redução de estômago e seus perigos durante a idade fértil

Cotidiano e Bem-estar

10/06/2013

A cirurgia de redução do estômago (bariátrica), usada com sucesso em pessoas obesas, pode ser responsável por uma maior vulnerabilidade nutricional das gestantes e isso pode provocar reflexos nos fetos, atingindo inclusive na amamentação.

Na cirurgia de redução de estômago, a paciente tem o tamanho do estômago diminuído, o que restringe bastante a quantidade de alimento que pode ser ingerido diariamente; geralmente o alimento passa por um desvio de algumas partes do intestino, onde os nutrientes são absorvidos.

O desvio do trajeto do alimento serve para ele não passar pelo duodeno. Por isso há um prejuízo muito grande da absorção. A pessoa come pouco e ainda por cima o que come não é absorvido. Como para tudo no organismo há uma compensação, não havendo esta absorção, ela vai passar a usar as reservas corporais que tem e, por isso emagrece rápido, prejudicando demais a saúde.

Isso é muito pior se esta pessoa estiver em idade fértil e ainda pensa em engravidar.

Mulheres que engravidam depois de realizar cirurgia bariátrica estão mais suscetíveis a ter filhos prematuros e baixa adesão ao aleitamento materno, além de retardo do crescimento fetal, desequilíbrio de eletrolíticos, hemorragias cerebrais, lesão da retina permanente, anemia e morte fetal, problemas com maior incidência em mulheres com suplementação inadequada.

As pacientes devem ser acompanhadas com extremo cuidado devido as diversas deficiências nutricionais que podem sofrer após o procedimento cirúrgico, tais como déficit de proteínas, eletrólitos, cálcio e vitaminas A, D, K e B12 e os médicos alertam: “uma futura gravidez após a cirurgia bariátrica só é recomendada após 18 meses”.

A obesidade é prejudicial demais a saúde, diminuindo inclusive a fertilidade da mulher, o melhor é não deixar chegar a um ponto exagerado de gordura, consulte uma nutricionista, endocrinologista, enfim, se você perceber que está engordando muito vá investigar a causa, muitas vezes isto é fácil de se resolver. Quando chega-se a um ponto de obesidade exagerada, muitas vezes a cirurgia de redução não é indicada só para o lado estético e sim para devolver uma vida um pouco mais saudável. Porém, como explicado acima, pode trazer muitos prejuízos a gravidez e ao feto. Portanto, seja responsável para com você e muito mais para com uma vida que desde o início depende de sua responsabilidade. Cuide sempre de sua saúde para não ter problemas futuros.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Fabiola Nunes Pece

por Fabiola Nunes Pece

Sou blogueira e comunicadora. Conheçam alguns trabalhos: Blogs : "Falando sobre Infertilidade" e "Portal da Dependência Quimica"; E agora com o quadro: "Vida Saudável", no Programa: Todos na Tv, Tv Mantiqueira, canal 22-NET

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93