Posições sexuais na gravidez

o sexo apenas deve ser evitado sob recomendação médica.
o sexo apenas deve ser evitado sob recomendação médica.

Cotidiano e Bem-estar

13/03/2013

No terceiro trimestre de gravidez, quando a gestação já está bem desenvolvida, algumas posições passam a ser desconfortáveis, tanto para a mulher quando para seu parceiro. 

É neste período onde podem-se abrir a possibilidades para outros caminhos para que o prazer seja alcançado. Podem ser eles a masturbação a dois, sexo oral, anal ou outras posições. O mais importante é que não interfira no respeito e valores de cada um.

Pensando-se no lado prático, é importantíssimo pensar na posição com que o coito é realizado. Para que seja prazeroso, é necessário encontrar o modo e a posição mais cômoda e agradável.

É interessante que a mulher procure e escolha essa posição, pois é ela que está com o corpo modificado. Muitas vezes, o tamanho avantajado da barriga na gravidez avançada torna difícil experienciar esta ou aquela posição.  E estes fatores também influenciam o desempenho sexual do homem.

Algumas posições acabam se tornando mais confortáveis para a mulher durante a gravidez, por não contraírem a barriga, deixando-a mais a vontade.

Algumas dicas:

A “colher” é uma das posições mais recomendadas e pode ser praticada durante toda a gravidez. Pode-se também fazer uso de um travesseiro para apoiar a barriga.

 “Armadilha da serpente”. A mulher senta-se sobre o parceiro e ambos seguram os pés um do outro. A posição deixa a barriga livre e evita a pressão sobre o diafragma.

Outra posição muito recomendada é a “em cruz” e também pode ser utilizada até o final da gestação, já que proporciona grande conforto para a mulher, que mantém sua coluna apoiada e fica em posição de descanso.

Na posição a seguir a grávida fica sentada sobre o parceiro, de costas para ele, de forma confortável. Ela controla os movimentos no ritmo que lhe agrada e que a gestação a permite. Esta posição pode ser utilizada até o final da gravidez.

O conhecido “papai e mamãe” pode também ser adaptado para que possa ser praticado durante toda a gestação. Para não pressionar a barriga da parceira, o parceiro não deita totalmente sobre ela. Mantém o tronco um pouco elevado. Assim não há pressão no útero, principalmente a partir do segundo trimestre, quando o órgão aumenta bastante de tamanho.

Sentada sobre o parceiro – é a mulher que controla os movimentos e a intensidade da penetração, permitindo que a barriga fique livre. É muito indicada a partir do terceiro trimestre, quando a barriga fica dolorida devido ao aumento do útero.

Outra adaptação do “papai e mamãe”, desta vez com a pelve levantada com a ajuda de um travesseiro. Nesta posição é o parceiro que controla a penetração. As vantagens desta posição são que a barriga fica livre e a pelve levantada facilita o orgasmo. A desvantagem é que no terceiro trimestre pode se tornar desconfortável devido ao aumento da barriga.

Na posição “cachorrinho” a mulher mantém a barriga totalmente solta, enquanto o homem, ajoelhado, controla a penetração. A postura é confortável durante os primeiros trimestres, no entanto no último trimestre, algumas mulheres sentem que a barriga pesada desequilibra a coluna, que fica mais vulnerável nessa posição. Porém outras a acham confortável em qualquer período da gravidez.

Nesta posição a mulher pode passar a perna ao redor do parceiro e abraçá-lo pela cintura. Apenas é recomendada para os primeiros meses de gravidez, quando o útero ainda não se dilatou muito ainda.

Muitas mulheres e/ou homens acreditam que a gravidez deve ser um período de privação, inclusive para o sexo. Na verdade a mulher deve fazer algumas concessões neste período e abandonar alguns hábitos ou atividades, mas o sexo apenas deve ser evitado sob recomendação médica. Caso contrário o casal pode ter um período de grande satisfação sexual durante esta fase. Tomando-se os devidos cuidados e optando por posições confortáveis, o sexo é seguro tanto para a mulher quanto para o bebê.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93