Emoções na gravidez

O aumento da sensibilidade pode se apresentar como carência afetiva
O aumento da sensibilidade pode se apresentar como carência afetiva

Cotidiano e Bem-estar

13/03/2013

Culturalmente fala-se que mulheres não separam sexo de sentimentos. Seja ela fato ou mito, não importa. O que importa aqui é que não podemos separar gravidez de emoção. Mesmo a ausência de afeto para com o bebê, acarreta na gestante várias emoções e todas elas afetam a vida sexual desta gestante.

Em grande parte, as pessoas tendem a relacionar as mudanças emocionais que ocorrem durante a gravidez à presença de conflitos relacionados com este período. No entanto, estudos apontam que mudanças nos níveis de progesterona e estrogênio podem influenciar na psicologia da gravidez (Maldonado, 1985). As transformações hormonais que ocorrem na gestante também provocam a mudança do cheiro e o aumento da secreção vaginal, o que pode ser atraente para alguns homens ou repulsivo para outros. Isto dependerá de suas preferências sexuais.

Como dito, a ambivalência afetiva é a vivência básica da gravidez. O primeiro trimestre é marcado tanto o aumento do apetite quanto às oscilações de humor, estão relacionadas com alterações do metabolismo. Ligada às oscilações de humor, está o aumento da sensibilidade, não apenas emocional, mas também relacionada às áreas de olfato, paladar e audição. O aumento da sensibilidade pode se apresentar como carência afetiva ou como aumento da irritabilidade, a mulher fica mais irritada e vulnerável a certos estímulos externos que anteriormente não a afetavam tanto, chora e ri mais facilmente.

Emocionalmente, o segundo trimestre é considerado o mais estável. Biologicamente é marcado pelos primeiros movimentos fetais, e este aspecto faz com que a mulher sinta o feto como real, como um ser separado dela, porém dependente, mas com características próprias.

No terceiro trimestre, o nível de ansiedade tende a elevar-se novamente com a proximidade do parto e chegada do bebê.

Os padrões acima citados são estabelecidos baseado em estudos, porém  pode haver variações, pois a psicodinâmica da gravidez está relacionada principalmente com a história do desenvolvimento da pessoa e este é único.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93