Oxigenioterapia

Deve ser iniciada prontamente em todo paciente grave.
Deve ser iniciada prontamente em todo paciente grave.

Cotidiano e Bem-estar

09/10/2012

A oferta de oxigênio deve ser realizada da forma mais confortável possível ao paciente, podendo-se usar catéteres sub-nasais, máscaras faciais com e sem reservatório, caixa de Hood, campânulas ou CPAP nasal.

Deve ser iniciada prontamente em todo paciente grave. Esta medida simples pode evitar a deteriorização clínica e a parada cardiorrespiratória em um grande número de bebês.

O atraso no início do uso da oxigenoterapia pode determinar sequelas importantes e até a morte devido ao fato da hipoxemia grave levar a lesões teciduais. A oxigenoterapia visa manter uma PaO2 acima de 60 mmHg ou uma saturação próxima de 90-95%. Todavia, em algumas situações especiais (cardiopatias cianóticas, SARA em ventilação mecânica, etc.), podem-se tolerar níveis de oxigenação arterial menores. Deve-se avaliar a possibilidade de cardiopatias canais dependentes, pois o oxigênio auxilia no fechamento do canal arterial podendo levar a deteriorização do quadro cardíaco e respiratórios destes bebês.

Formas de administração: cateter sub-nasal ou bigodinho (fluxo de até 3 l/min, FiO2= 0,25 a 0,30), caixa de Hood (FiO2 de até 0,9, o fluxo varia conforme o tamanho da caixa), na incubadora (fluxo de 3 a 5 l/min, FiO2= 0,4 a 0,6), ambu com reservatório (fluxo de 5 l/min, FiO2= 1).

Calculo da FiO2 = [(litros de O2) + (litros de ar comprimido x 0,21)]

Total de litros de Ar e O2

Complicações da oxigenioterapia: retinopatia da prematuridade (em RNPT abaixo de 36 semanas de IG), displasia broncopulmonar (relacionada a FiO2 acima de 0,6).

SatO2 ideal em RNPT: 85 a 92%.

SatO2 ideal em RN de termo e pós-termo: 88 a 95%.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93