Saúde bucal do bebê: dúvidas frequentes

Saúde bucal do bebê: dúvidas frequentes
Saúde bucal do bebê: dúvidas frequentes

Cotidiano e Bem-estar

15/02/2012

1. Com quantos anos a criança começa a trocar os dentes de leite pelos permanentes?

Resposta: Como vimos, a troca começa por volta de 5 a 6 anos de idade, com o aparecimento dos primeiros molares permanentes e a troca dos incisivos inferiores.

2. O dente de leite vai cair?

Resposta: O dente vai cair, mas vai durar de 5 a 10 anos, portanto deve ser cuidado, pois a cárie é uma doença infecciosa que afeta o desenvolvimento do ser humano e leva o contágio aos dentes permanentes futuros.

3. Dente decíduo não dói?

Resposta: O dente de leite ou decíduo é semelhante ao dente permanente, portanto está sujeito aos mesmos transtornos, como dor, inflamação, fratura etc.

4. O dente de leite não tem raiz?

Resposta: O dente de leite tem raiz com polpa (nervo), como qualquer dente. Só não tem raiz quando está pronto para cair.

5. O leite da mãe não dá cárie?

Resposta: O leite da mãe não dá cárie, portanto não é preciso limpar. O leite é fundamental para o desenvolvimento da criança, e o desmame, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Associação Brasileira de Odontopediatria, deve ocorrer por volta de 12 meses de idade. Porém os dentes, quando presentes, devem ser limpos pelo menos uma vez ao dia.

6.Com quantos anos uma criança já está apta a escovar os dentes sozinha?

Resposta: As crianças, até o início da adolescência, devem receber uma supervisão por parte dos pais ou responsáveis, pois em diferentes idades elas são imaturas para o completo desenvolvimento dos movimentos de escovação, assim como de sua necessidade. Para isto sugerimos uma escala de participação dos pais no processo de escovação dentária:

Na escovação das crianças:

A. Em criança de até 2 anos, a limpeza e/ou escovação devem ser feitas 100% pelos pais, deixando para a criança o ato de brincar de escovar.

B.  De 3 a 6 anos, os pais devem ficar responsáveis pela escovação matutina e noturna, deixando as demais para a criança.

C. De 6 a 12 anos, supervisionar sempre a escovação noturna, deixando as demais para a criança.

D.  Após 12 anos, a criança deve estar apta para cuidar de seus dentes pela escovação.

1. E o uso do fio dental?

Resposta: Até pouco tempo o fio dental estava indicado para adolescentes e adultos, porém hoje em dia, sabendo que as cáries em crianças menores de 2 anos ocorrem mais entre os incisivos centrais superiores, recomenda-se começar a usar fio dental a partir da existência de, no mínimo, dois dentes. Assim, a escovação é o fundamental e o fio dental o complemento, desde o primeiro ano de vida.
 

2. A pasta de dente e a escova devem ser próprias para crianças?

Resposta:De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as crianças de 36 meses de idade não devem receber pasta com flúor; depois dessa idade as pastas devem conter flúor, porém em baixa concentração: 500ppm ou menos de flúor, isso até 12 anos. Após essa idade já podem usar pastas convencionais com mais de 1.000ppm (partes por milhão) = PPM é índice de diluição de uma parte de soluto por milhão de solvente. Ex.: 1mg/1000ml de água. 

Para evitar que o bebê fique sem flúor tópico, o Núcleo de Odontologia para Bebês da Universidade Estadual de Londrina, “Bebê Clínica”, com uma experiência de 25 anos no atendimento a bebês, usa uma solução de fluoreto de sódio 0,02% ou 90ppm para ser aplicada sobre os dentes pela mãe, em casa, pelo menos 1 vez, preferentemente à noite, após a limpeza ou escovação, durante 1 minuto. Esse método é simples, barato e efetivo.

7. Qual a importância do dentista no desenvolvimento da arcada dentária da criança?

Resposta:O dentista faz parte do grupo de profissionais da saúde responsáveis pelo desenvolvimento físico, social e mental do ser humano.

“DIZEM QUE A VIDA COMEÇA PELA BOCA, ATRAVÉS DO CHORO, E TERMINA POR ELA NA LAMENTAÇÃO DOS QUE FICAM.”

Hoje as ações neste contexto estão relacionadas com:

- Educar e promover a saúde bucal e geral;

- Prevenir cárie e enfermidades periodontais;

- Prevenir e tratar outras enfermidades de boca, entre elas o câncer bucal;

- Recuperar e promover a restauração dentária e da estética facial;

- Restaurar perdas de dentes e do complexo maxilomandibular;

- Promover o bem-estar físico, social e mental do indivíduo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93