Triângulos Ascendentes e Descendentes

Estas formações são lógicas e fáceis de explicar.
Estas formações são lógicas e fáceis de explicar.

Contabilidade e Finanças

19/08/2015

Estas formações são lógicas e fáceis de explicar. O Triângulo Ascendente, por exemplo, mostra de forma simples o que acontece quando há uma procura crescente por uma determinada ação e ela encontra uma grande oferta para ser vendida a um preço fixo.

Se a procura continuar, a oferta será totalmente absorvida por novos compradores, que acham que os preços atingirão níveis mais altos.

Esse tipo de atividade do mercado evidencia um plano de distribuição elaborado por possuidores de grandes lotes, que desejam liquidar sua posição a um preço predeterminado.

O Triângulo Descendente deve-se a condições de mercado inversas àquelas responsáveis pelo Triângulo Ascendente. Suas implicações são igualmente fortes e, suas falhas, igualmente raras. Tal e qual no Triângulo Simétrico, as boas perfurações ocorrem entre a metade e ¾ do seu comprimento.

O comportamento do volume é muito parecido com o do triângulo simétrico, diminuindo à medida que os preços vão se aproximando do vértice. Nas formações ascendentes, o volume tende a aumentar ligeiramente durante as subidas e a diminuir nas quedas, tudo isso dentro do padrão. Nas formações descendentes, o oposto é verdade, porém, algumas vezes não tão evidente.

Essas flutuações menores dentro do padrão, entretanto, não afetam a característica global da diminuição do volume, até que o ponto da perfuração seja atingido.

De modo similar aos triângulos simétricos, as perfurações para cima num triângulo ascendente também exigem um grande aumento do volume, caso contrário, devem ser vistas como suspeitas. Perfurações para baixo nos triângulos descendentes não necessitam de grande volume.

Uma observação que vale para todos os tipos de triângulos é que normalmente, logo após o rompimento da linha, ocorre uma volta rápida em sua direção, seguida de aceleração na direção do corte.

Outro aspecto importante é o tempo de resolução dos triângulos. Os três tipos geralmente se definem num prazo que varia de três semanas a três meses, podendo, entretanto, durar mais.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93