Planejamento financeiro

Planejamento financeiro
Planejamento financeiro

Contabilidade e Finanças

09/10/2016

O planejamento financeiro é importante porque coordena as ações da empresa para que seja possível alcançar os melhores resultados. O processo envolve o planejamento de caixa (orçamento de caixa) e planejamento de lucro (demonstrações projetadas).

As ações integradas, de previsão das vendas e produção, dispêndio de capital e balanço do período atual, são informações necessárias para gerar planos financeiros de longo prazo (estratégicos, de 2 a 10 anos) ou curto prazo (operacionais, de 1 a 2 anos).

Através das previsões de vendas para determinado período, que normalmente é repassada ao gestor financeiro pelo departamento de marketing, são estimados os fluxos de caixa.

Previsões externas, podem ser baseados nos indicadores econômicos externos, renda pessoal disponível, entre outras. O objetivo é avaliar os reflexos sobre as futuras vendas.

Previsões internas, através das informações internas, são produzidas projeções ou consenso de previsões de vendas.

Previsões combinadas, combinação das previsões externas e internas.

1) Como avaliar o orçamento de caixa

Para preparar o orçamento de caixa, informe todos os recebimentos e subtraia os pagamentos. O resultado será o fluxo de caixa líquido. Adicione ao fluxo de caixa líquido, o saldo inicial do caixa e deduza o saldo final e o saldo mínimo do caixa. O resultado será o financiamento necessário ou excesso de caixa (disponível para aplicações, por exemplo).

Recebimentos são todas as entradas de caixa previstas para o período.

Pagamentos são todas as saídas de caixa previstas para o período, como pagamento de salários, impostos, aluguel, fornecedores, aquisições de bens para o ativo imobilizado, entre outros.

Quando houver incerteza no orçamento de caixa, é possível preparar cenários de orçamento de caixa: um pessimista, um provável e um otimista. Outra forma é realizar simulações para prever os fluxos de caixa, avaliar o risco de cada alternativa e orientar decisões.

2) O planejamento de lucro visa as projeções dos demonstrativos financeiros. Deve-se considerar o lucro, custos, despesas, ativos, passivos e o capital. Pode-se considerar um percentual das vendas.

Exemplos: Custo da Mercadoria Vendida (CMV) corresponde a 50% das Vendas. Despesas Operacionais correspondem a 20% das vendas. Lembrando que são exemplos hipotéticos, pois cada empresa tem sua relação percentual da estrutura de custos e despesas operacionais em relação as vendas.

A técnica de análise criteriosa considera valores calculados e estimados nas projeções, ajustes a estas projeções podem ser identificados. Devem resultar em estimativas melhores em relação a abordagem de percentual de vendas.

Caso o passivo fique menor em relação ao ativo (isto representa um valor positivo para necessidade de financiamento externo), isto significa que a empresa deverá levantar recursos. O balanço projetado será ajustado prevendo um aumento planejado no Patrimônio Líquido ou dívidas.

Caso o passivo fique maior que o ativo (isto representa um valor negativo para necessidade de financiamento externo), ou seja, o financiamento previsto na empresa está em excesso em relação a suas necessidades. O balanço projetado será ajustado prevendo uma redução planejada no Patrimônio Líquido ou dívidas.

Com relação ao uso, possibilita desenvolver habilidades para avaliar antecipadamente a performance desejada, lucratividade, liquidez, bem como usar as demonstrações para orientar decisões financeiras para nortear as metas financeiras de curto prazo.

Após conhecer os conceitos mais importantes do planejamento financeiro, aplique também o controle orçamentário para acompanhar, manter bons resultados e realizar suas metas estratégicas.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos. Apreciaria muito.

Um forte abraço e até a próxima semana!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Ricardo de Andrade Alberti Gómez

por Ricardo de Andrade Alberti Gómez

Formação Acadêmica: Especialista em Planejamento e Gestão de Negócios (2009), Bacharel em Ciências Contábeis (2007) e Técnico Contábil (2000). Sou Contador, Auditor e Empresário.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93