Ciclo Operacional de uma Empresa

Ciclo operacional é a movimentação de recursos.
Ciclo operacional é a movimentação de recursos.

Contabilidade e Finanças

16/09/2015

O ciclo operacional em qualquer empresa inicia-se com a compra de matéria-prima ou produto acabado (mercadorias) e encerra-se com o recebimento da venda. É a soma do prazo de rotação dos estoques e prazo de recebimento da venda. E é durante esse período que ocorrem os ciclos econômico, financeiro e de caixa. Acompanhe-os mais à frente.

Ciclo operacional é a movimentação de recursos que vai da compra ao recebimento e é calculado da seguinte forma: prazo médio de estoques + prazo médio de recebimentos.

Ciclo Financeiro:
Deve-se analisar também o Ciclo Financeiro para ajustar o contas a pagar (negociar melhores prazos) e a receber (estabelecer política de contas a receber). Ele é calculado da seguinte forma: prazo médio dos estoques + prazo médio de recebimentos - prazo médio de pagamentos.

Ciclo de Caixa: Outra análise e possibilidade para reduzir o saldo negativo do fluxo de caixa é: avaliar o ciclo de caixa com objetivo de receber mais rapidamente

Ciclo econômico: Ciclo econômico pode ser definido como o tempo necessário à transformação dos insumos adquiridos em produtos ou serviços.

Quando a empresa encurta seu ciclo econômico, as suas necessidades de capital de giro se reduzem drasticamente.

Numa indústria, a redução do ciclo econômico significa um menor tempo para produzir e vender. No comércio, esta redução significa um giro mais rápido dos estoques. Na atividade de serviços, a redução do ciclo econômico significa basicamente trabalhar com um cronograma mais curto para a execução dos serviços.

A redução do ciclo econômico não é uma função tipicamente financeira. Ela requer o apoio de funções como produção, operação e logística.

Zefinha: - Espero que o Sr. tenha entendido?

Sr. Custoso: - Claro e foi ótima a explicação. Não imaginava que tudo que foi descrito, poderá interferir no fluxo de caixa. Muitas soluções estão dentro da nossa própria empresa. É uma pena que poucos têm o hábito de planejar.

Zefinha: - Com certeza seu Custoso, e como o Sr. pode ver, o fluxo de caixa é um instrumento capaz de fornecer o conhecimento nos momentos exatos em que surgem as insuficiências de caixa. Ele possibilita ainda que a empresa recorra às fontes de capital para sanarem falhas com bastante antecedência ou mesmo resolver algum acidente de percurso.

A verdade é que a maioria das pessoas (empresas) são mais tentadas a gastar e muito pouco acostumadas a poupar ou investir. Muitos pensam que basta ter dinheiro sobrando para que todos os problemas deixem de existir. Não é bem assim: se não há controle, em pouco tempo o dinheiro é mal gasto e logo a empresa perde a sua reserva.

Portanto, ao observar a existência de saldos excessivos de caixa, você empresário ou gestor deve ter astúcia e, antecipadamente, pensar em usos alternativos para esses recursos, visando aumentar e maximizar os seus lucros. Afinal, este é o objetivo de qualquer empreendimento!

Se não for preciso usar o dinheiro para o pagamento imediato de compromissos, deve-se pensar em investir os fundos de curto prazo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93