Salários e Provisões de Encargos Sociais

Na maioria das empresas o salário e seus encargos sociais exercem um fator significativo
Na maioria das empresas o salário e seus encargos sociais exercem um fator significativo

Contabilidade e Finanças

03/09/2015

Na maioria das empresas, o salário e seus encargos sociais exercem um fator significativo na composição dos custos e despesas. Lembrando que o salário é a remuneração paga aos funcionários pelo trabalho realizado num determinado período.

Primeiramente, vamos conceituar provisões para facilitar o entendimento Provisões são reservas de valores para atender às despesas da empresa que ainda não ocorreram. Visam à cobertura de um gasto já considerado certo ou de grande possibilidade de ocorrer.

Exemplos:

13° salário dos empregados, adicional de férias.
Eles devem ser incorporados às despesas mensais na proporção de 1/12 por mês trabalhado. Tomamos como base um salário mensal de R$ 1.200,00

Você poderá utilizar esse modelo incorporando todo o valor da folha de pagamento.

Contabilmente: A contabilização mensal do 13º salário e encargos sociais através de provisões é facultativa, podendo também ser feita no período em que ocorrer o desembolso financeiro ou pagamento que se dá nos meses de novembro e dezembro de cada ano. O ideal para as empresas é a provisão mensal.

Gerencialmente: Essa provisão se dá através do levantamento do montante a ser pago no final do ano de 13° salário dos empregados acrescido dos encargos sociais. Do total encontrado se faz necessário dividi-lo por 12 meses. A sugestão que se pode dar às empresas, para não passarem dificuldades ao pagar o 13º salário de todos os funcionários, é fazer uma retirada e transferência mensal desses valores para uma conta bancária específica para essa finalidade.

Observamos com certa frequência que, ao chegar o fim do ano, muitas empresas têm dificuldades de fazer o pagamento do 13° salário em função do seu valor e de outros compromissos desse período.

Se as empresas provisionassem esses valores e mensalmente depositassem uma determinada quantia em dinheiro, não haveria problemas de caixa para efetuar esses pagamentos.

Muitas dúvidas pairam sobre as cabeças dos empresários e gestores de empresas com relação aos valores dos encargos sociais decorrentes da contratação de funcionários.

Para o cálculo dos custos da mão de obra ou funcionários de uma empresa é preciso acrescentar sobre os seus salários os encargos sociais.
Nos encargos sociais deverão ser incluídos o INSS, FGTS normal e o de uma possível rescisão trabalhista, provisões de férias, 13° salário e descanso semanal remunerado.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93