O Que É GAP?

GAP de Exaustão: Caracteriza o fim da tendência.
GAP de Exaustão: Caracteriza o fim da tendência.

Contabilidade e Finanças

03/06/2015

No grafiquês, gap representa um intervalo de preços, em que, no momento de sua ocorrência, nenhuma ação mudou de mãos, isto é, não houve nenhum negócio nesse intervalo de preço. Esse é um conceito útil de se manter em mente, porque ajudará a explicar algumas de suas consequências técnicas.

Nos gráficos diários, os gaps são produzidos quando, em qualquer época, a menor (a mínima) cotação do dia é maior do que a maior cotação (a máxima) do dia anterior ou o inverso, quando a maior cotação do dia é inferior à menor cotação do dia anterior.

Nos gráficos semanais, o raciocínio é idêntico. Só que em vez de um dia qualquer e o anterior, passa a ser uma semana qualquer e a anterior, assim, também para os mensais e intra-dia. Obviamente, quanto maior a periodicidade, menor é a chance de sua ocorrência.

Os gaps são classificados em quatro tipos: de área, de fuga ou perfuração, de medida ou continuação e de exaustão.


Como Classificar os GAPs

GAP de Área


É o mais comum e seu nome se deve ao fato de ocorrer dentro de áreas de congestão e, também por esse motivo, não traz implicações, sendo normalmente fechado em poucos dias (geralmente dois ou três).


GAP de Fuga ou Perfuração

Também aparece em conexão com formações de congestão de preços, mas se desenvolve na conclusão da formação, no movimento que leva os preços para fora do padrão. Diferentemente do gap de área, o de fuga ou perfuração carrega consigo implicações de significado importante. Primeiro, serve para chamar a atenção e enfatizar o fato de que houve uma perfuração. Pode haver pouca dúvida em que uma genuína penetração tenha ocorrido, quando os preços saltam para fora do padrão com um gap visível.

Falsos movimentos raramente são iniciados com gap. Segundo, eles carregam consigo a sugestão de que a demanda por compras (ou as pressões de venda, conforme o caso) que produziram o gap é mais forte do que seria indicado por uma perfuração sem gap.

Disso, pode ser deduzido que o movimento a seguir levará os preços para mais longe ou mais rápido, ou ambos. Assim, por exemplo, se, simultaneamente, duas ações diferentes romperem a linha de resistência ou suporte de um triângulo ascendente, uma com gap e a outra sem, devemos escolher a que teve o gap.

Exceto pelo pressuposto de que alguma coisa maior (força) possa estar por trás do movimento, o gap de fuga não traz consigo nenhuma implicação de medida em particular, nem nenhum outro significado de projeção.


GAP de Medida ou de Continuação

Surge com menos frequência do que as duas formas anteriores, mas, de longe, carrega muito mais significado técnico, porque nos permite projetar uma indicação aproximada da provável extensão do movimento a seguir após sua ocorrência. Geralmente, os preços irão tão longe além do gap quanto eles foram entre o início do movimento e o gap, como medido diretamente e verticalmente sobre o gráfico.


GAP de Exaustão

Caracteriza o fim da tendência. Um gap de exaustão não é seguido por novas altas durante uma tendência de alta ou novas baixas durante uma tendência de baixa. Surge normalmente depois de algum tempo de tendência, provavelmente após já ter visto, nesse movimento os gaps de fuga e de medida, embora isto não seja uma precondição.

Ele só estará confirmado quando os preços reverterem e fechá-lo (fechar um gap significa: um movimento no sentido contrário que preenche a região de preço onde não houve troca quando da sua formação).

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93