Atuação da cobrança por cobradores

Contabilidade e Finanças

02/06/2015

A visita pessoal é uma técnica muito utilizada pelas empresas. Além de ser um mecanismo de maior eficiência no recebimento de atrasados e de pagamento imediato, permite ao credor uma visão geral da situação em que se encontra a empresa ou pessoa devedora. Usualmente é utilizada quando a dívida atinge um volume grande ou quando outros instrumentos como correspondência e telefone não surtiram efeito.


O cobrador externo deve desenvolver a sua habilidade no dia-a-dia, procurando efetuar seu trabalho da melhor forma possível e objetivando sempre ganhar nesta proposta.


Caso opte por ter um cobrador em sua empresa, o primeiro passo que deve ser dado antes de ele sair é o roteiro de visitas que terá de efetuar no dia. Muitas empresas não têm este cuidado e não conseguem otimizar as visitas.


Confira os passos que o cobrador deve seguir:


Itinerário


Após receber as Fichas de Cobrança do dia, adotar os seguintes preenchimentos:


a)Incluir todas as fichas de cobrança recebidas.
b) Separar as fichas por bairros, vilas e ruas próximas.
c) Escolher sempre áreas próximas para visitas de um mesmo dia.
d) Consultar o guia/lista telefônica (que todo externo deve possuir), a fim de evitar toda e qualquer dúvida relativa à localização dos endereços.



Adotando os procedimentos relativos ao planejamento do itinerário, o cobrador externo facilitará sua locomoção, visitará mais clientes e economizará tempo.


Quanto ao Material


Após o planejamento do itinerário, o próximo passo é sair a campo para o trabalho de cobrança. Antes de sair, entretanto, cheque o material necessário:


1- Bloco de notificações
2- Talão de recibos
3- Fichas de cobranças
4- Papel carbono
5- Caneta



Como Realizar a Cobrança


Para facilitar a cobrança e o contato com o cliente é importante que o cobrador tenha as respostas para as perguntas:


a) Quem é o cliente?
b) O que ele faz?
c) Quanto ele deve?
d) Qual o número de prestações atrasadas?



Esse procedimento auxiliará a argumentação junto ao cliente, demonstrando que o cobrador é conhecedor de detalhes importantes da vida do cliente.


Para obter essas informações, solicite ao Setor de Crédito a Ficha Cadastral do cliente.
Após consultá-la, anotando os fatores importantes que irão auxiliar a cobrança, devolva a Ficha Cadastral ao responsável pelo Crediário.


Algumas situações ocorrerão nessas visitas e providências deverão ser tomadas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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