Bolsa de Valores - Prospectos e índices de ações

O prospecto é o documento no qual o investidor poderá obter todas as informações
O prospecto é o documento no qual o investidor poderá obter todas as informações

Contabilidade e Finanças

08/04/2015

Prospectos

O prospecto é o documento no qual o investidor poderá obter todas as informações relevantes sobre uma oferta pública e sobre a empresa ofertante. As informações nele contidas irão ajudar o investidor a avaliar seus riscos e oportunidades de investimentos.

O prospecto apresenta o valor mínimo e o valor máximo das ações da companhia, prazos para reserva e data de definição do preço da ação. Mostra também, quem são os administradores, a instituição responsável pela distribuição e demais instituições participantes da oferta.

O Prospecto também indica a saúde financeira de uma empresa, quais as suas pretensões de crescimento e o mercado que pretende atingir, além de indicar se a empresa está envolvida em muitos processos judiciais ou não.

Este documento deve ser amplamente divulgado, inclusive pela internet e deve ser observado se ele possui o Selo ANBID. Como veremos mais adiante, o Selo ANBID garante a transparência nas operações da Bolsa de Valores.


Índices de ações

Os índices de ações são indicadores que revelam a movimentação de uma bolsa de valores.

Estes índices englobam o valor médio em moeda corrente de determinado grupo de ações, consideradas mais representativas no movimento total do mercado ou de empresas atuantes em determinados setores da economia.

No caso da BM&FBOVESPA, o índice principal utilizado é o IBOVESPA hoje, o mais importante indicador de desempenho do mercado de ações brasileiro. Ele é formado por uma carteira que representa mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro, negociados no mercado à vista. Como estas ações têm grande representatividade, podemos dizer que se a maioria delas estiver subindo, o mercado, medido pelo Índice Ibovespa, está em alta, e se estiver caindo, o mercado está em baixa.

Os índices da BM&FBOVESPA são calculados em tempo real (a cada 30 segundos), sendo as carteiras valorizadas com os últimos preços das ações componentes registrados até o momento do cálculo. Este cálculo é caracterizado por quatro momentos:

• Índice de abertura é o primeiro índice calculado no dia;

• Índice mínimo é o menor valor registrado;

• Índice máximo é o maior valor registrado no dia;

• Índice de fechamento (ou ‘último’) é calculado no encerramento do pregão regular, usando os preços de fechamento das ações componentes da carteira.

A carteira de ações que compõe este índice pode e deve ser alterada. Periodicamente, são realizadas reavaliações para que os índices acompanhem as mudanças de mercado, no caso do Ibovespa, estas revisões são realizadas a cada quatro meses.

Isto não significa que as companhias retiradas do índice devam ser consideradas um mau investimento. A inclusão ou exclusão de uma ação da carteira de um índice, não reflete os méritos da companhia em si. Muitas dessas companhias podem ser excelentes investimentos quando analisadas individualmente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93