Perfil dos Investidores

O investidor conservador prefere ganhar pouco a correr o risco de perder seu patrimônio.
O investidor conservador prefere ganhar pouco a correr o risco de perder seu patrimônio.

Contabilidade e Finanças

07/04/2015

Perfis de investidores

A estabilidade econômica abriu a possibilidade para uma mudança estrutural de visão por parte do investidor: a preocupação maior de defesa contra a inflação, isto é, de manutenção do poder aquisitivo, cedeu lugar ao objetivo claro de obter ganho de capital.

A realidade que se apresenta ao investidor atualmente é distinta e a oferta de produtos é diversificada, atendendo a todos os tipos de investidores: do mais conservador ao mais agressivo.

Diante dessa realidade, apresentamos três perfis de investidores:

Conservador – O investidor conservador prefere ganhar pouco a correr o risco de perder seu patrimônio. Este tipo de investidor tem pouca tolerância a riscos e o receio de quedas bruscas na bolsa, o faz optar pela segurança em investir em companhias sólidas e com bons resultados. Geralmente, este perfil concentra cerca de 10% de seu patrimônio em ações, visando um retorno a médios e longo prazos.

Moderado – Esta categoria de investidor está aberta a correr um pouco de risco em suas aplicações. Em média, aplica cerca de 20% em ações com maior possibilidade de ganhos, embora concentre o maior volume em carteiras conservadoras. Ele admite perda, até o limite em que seu patrimônio não seja prejudicado. Tem expectativa de retorno em médio e longo prazos.

Agressivo – É o investidor que opta por aplicar seus recursos em ações que ofereçam maior probabilidade de retorno. Possui preparo técnico e emocional para acompanhar as oscilações que possam ocorrer no mercado, sem entrar em desespero quando a bolsa sofre uma queda, pois projeta acumular ganhos expressivos que superam a média de mercado. Sua expectativa de retorno é em curto prazo.


Diferença entre Investidor e Especulador

Sempre foi difícil traçar uma linha divisória entre estas duas atividades, já que em todo o momento, uma invade o espaço da outra. De maneira simples, podemos afirmar que o investidor tem um espírito empreendedor. Quer ter uma rentabilidade estável para o seu dinheiro, reagindo com desconfiança a aventuras financeiras.

Prioriza preservar seu capital. Inclina-se pela segurança do negócio, aposta suas fichas em ações que lhe pareçam ter um retorno mais garantido. Por isso, o investidor busca sempre acumular papéis de companhias com grande representatividade no índice Bovespa, sem se importar excessivamente com as oscilações do mercado.

Já o especulador busca aumentar seu capital ao máximo possível num só lance de audácia e esperteza. Não teme os riscos do negócio. Ao contrário do investidor, abre mão da segurança se houver a possibilidade de um retorno acima do adequado. Sente-se bem em comprar quando o mercado está em baixa e vender quando o mercado está em alta. Trabalha constantemente comprando e vendendo ações no mesmo dia. É considerado por muitos, um verdadeiro predador capaz de levar a ruína milhares de investidores miúdos, sem um pingo de remorso.

No entanto, sofrem algumas “penalizações” com suas operações, pois as taxas da BM&FBOVESPA para operações Day Trade são maiores. A alíquota de imposto de renda para este tipo de operação, também são superiores às alíquotas de imposto de renda para operações finais, conforme veremos mais adiante.

É importante ressaltar aqui, que nem todo investidor que opera no Day-trade, é um especulador.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93