Bolsa de Valores - Investindo em ações

Há muitos comentários sobre a segurança das Blue Chips da bolsa de valores.
Há muitos comentários sobre a segurança das Blue Chips da bolsa de valores.

Contabilidade e Finanças

07/04/2015

Por que investir em ações?

Assim como a poupança, fundos e imóveis, a bolsa de valores também é uma maneira de aplicar seu dinheiro pensando em gerar uma lucratividade no futuro.

No entanto, como diz o ditado (verdadeiro por sinal): quanto maior o risco, maior o retorno. Portanto, para iniciarmos este capítulo é importante que você faça algumas perguntas:

• Qual o risco que eu pretendo correr?

• Que prazo eu estou disposto a esperar?

• Quanto de dinheiro eu pretendo investir?

• Qual estratégia eu quero seguir?

Caso você esteja procurando altas rentabilidades em pouco tempo, você deverá realizar operações em ações com alta oscilação. O grande problema, é que oscilações ocorrem para os dois lados, tanto pode oscilar para uma alta valorização, quanto oscilar para uma alta desvalorização.

Há muitos comentários sobre a segurança das Blue Chips da bolsa de valores. Sem dúvida que os riscos são menores, mas toda ação, seja ela de primeira, segunda ou terceira linha, pode sofrer altas desvalorizações que, dependendo de sua estratégia, trará sérios prejuízos a sua carteira.

Blue Chips – Segundo alguns analistas, são companhias de grande porte que apenas se valorizam, nunca caem e pode-se investir nelas que não há riscos.

É importante ressaltar, que antes de iniciar no mercado de ações, você leve em consideração, alguma premissas:

• Tenha os pés no chão – Não se deixe enganar pensando que comprar e vender ações vai trazer dinheiro fácil.

• Não transforme sua aplicação em um jogo – Hoje no mercado de ações, tem muita gente que adora brincar de investir. Isso pode ser muito divertido, mas seu dinheiro não é um jogo. Investigue seus investimentos, defina suas metas e objetivos e invista seu dinheiro com clareza e precisão.

• Venda, antes de comprar – Antes de comprar suas ações, você deve estabelecer por qual valor gostaria de vendê-las. Monitore seus investimentos e tome as decisões de vendas baseadas nessa meta original.

• Defina quanto você está disposto a perder – É comum, os valores de ações caírem de uma hora para outra. Algumas se recuperam, mas outras não. Neste caso, talvez seja necessário assumir a desvalorização e antecipar a venda.

Compare suas ações com outras similares – Caso a performance de suas ações esteja abaixo de suas expectativas, não abandone seus planos e metas. Faça uma avaliação do mercado e verifique se ações similares estão no mesmo nível de performance. Se estiverem, o problema não é a sua ação, mas sim o mercado, desta forma, talvez não compense se precipitar.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93