Bolsa de Valores - As Recompensas

Os juros sobre capital próprio são pagos ou creditados.
Os juros sobre capital próprio são pagos ou creditados.

Contabilidade e Finanças

07/04/2015

Os dividendos

Quando uma empresa vai bem e consegue fechar seu ano no positivo, ela gera lucro e esse lucro deve ser dividido com seus acionistas. Esta parcela do lucro destinada aos detentores de ações é conhecida como dividendos. Ou seja, os dividendos correspondem à parte do lucro que é paga em dinheiro, distribuída aos acionistas na proporção da quantidade de ações detidas.

O estatuto social de uma companhia pode definir o valor mínimo do dividendo a ser distribuído, desde que não seja inferior a 25% de seu lucro líquido ajustado. Caso não esteja previsto no estatuto social, o dividendo obrigatório deve corresponder a no mínimo metade do lucro líquido.


Os dividendos podem ser pagos de duas maneiras:

1 – Para os acionistas que são empregados da empresa das quais detém as ações, os pagamentos são realizados diretamente pela empresa por meio de crédito em conta corrente ou disponibilizado para retirada no caixa do banco da empresa.

2 – Para aqueles que têm suas ações custodiadas na CBLC, ou seja, adquire através das corretoras e não tem vínculo empregatício nenhum com a empresa, os valores são repassados pela empresa a CBLC, que os repassa aos agentes de custódia, responsáveis pelos pagamentos dos acionistas. Os valores são depositados em sua conta corrente cadastrada através de sua corretora de valores.

Vale apontar que os dividendos estão divididos em quatro tipos:

• Dividendos Regulares: são pagos periodicamente, geralmente uma vez por trimestre, e possuem certa estabilidade.

• Dividendos Extraordinários: Dividendos pagos em exceções, normalmente são decorrentes de resultados momentâneos, que não devem ser sustentados por muito tempo.

• Dividendos Especiais: são parecidos com os extraordinários, mas geralmente indicam distribuições verdadeiramente únicas, sem chance de se repetir.

• Dividendos de Liquidação: Pagos somente em caso de fechamento da empresa.


Juros sobre o capital próprio

Assim como os dividendos, os juros sobre capital próprio são pagos ou creditados, individualmente, a sócios ou acionistas da companhia, a título de remuneração do capital próprio, são pagos com base no lucro retido pela empresa nos anos anteriores. A grande vantagem para a empresa, é que o valor pago é considerado despesa e descontado do lucro tributável, diminuindo o Imposto de Renda (IR) a ser pago. Como o JCP recebido pelo acionista sofre desconto de 15% de IR na fonte, o ganho tributável das empresas é de 10%, representados pela diferença entre os 25% de IR economizados e os 15% recolhidos em nome dos acionistas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93