IPVA: Benefícios e prejuízos

O Imposto sobre a Propriedade de veículos Automotores (IPVA)
O Imposto sobre a Propriedade de veículos Automotores (IPVA)

Contabilidade e Finanças

05/05/2014

De tudo o que compramos nos comércios, podemos dizer que pelo menos 50% do valor do que pagamos é impostos, principalmente em produtos como eletrodomésticos, roupas, calçados e alimentos, o que torna o Brasil como um dos países com a maior taxa de impostos do mundo. Mas engana-se quem pensa que os impostos são cobrados apenas nos produtos citados acima, todos os anos temos que arcar com alguns impostos, como por exemplo, o IPVA.


Cidadãos que possuem veículos automotores como carro, motocicleta, caminhão e ônibus são obrigados a arcar com o IPVA anualmente, caso contrário, o cidadão não poderá circular com o seu veículo, pois passa a estar irregular, o que pode acarretar no recolhimento do veículo. Mas o que é IPVA e quais os seus benefícios?


O Imposto sobre a Propriedade de veículos Automotores (IPVA) é um imposto estadual ao qual tem como finalidade arrecadar dinheiro em cima dos automóveis que circulam em todo território nacional. O IPVA não é uma responsabilidade do Governo Federal e sim do Governo Estadual.


O principal benefício de se pagar o IPVA, é que 50% da arrecadação são destinadas ao próprio estado e a outra parte deve ser destinada ao município onde o veículo foi licenciado, ou seja, o valor arrecadado deve ser revertido em serviços básicos de interesse da população, como por exemplo, saúde, educação, habitação, transporte, segurança, saneamento e dentre outros.


Embora a arrecadação seja destinada para benefícios da sociedade, a maior parte da população brasileira acredita que o dinheiro arrecadado em impostos do IPVA não tem sido revertido da maneira correta e além do mais apontam diversos prejuízos como ruas esburacadas, falta de iluminação pública, falta de segurança nos bairros, falta de rede de esgoto, moradias e dentre outros problemas.


O fato de o brasileiro reclamar das condições, não quer dizer que o povo está totalmente insatisfeito, temos que reconhecer que alguns aspectos, prejuízos foram minimizados, porém, ainda é pouco em relação ao absurdo de impostos que a sociedade paga todo mês. O impostômetro em nosso país fecha em bilhões de reais arrecadados todos os anos e isso causa revolta, pois como pode um país em desenvolvimento arrecadar tanto e fazer pouco?

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93