Orçamento empresarial e planejamento estratégico

O objetivo é projetar e controlar os resultados financeiros da empresa
O objetivo é projetar e controlar os resultados financeiros da empresa

Contabilidade e Finanças

06/03/2014

O orçamento empresarial compreende um conjunto de ações sistematizadas que objetivam projetar e controlar os resultados financeiros da empresa em um determinado horizonte temporal a partir de objetivos, metas e atividades previamente planejadas.


Além de considerar o orçamento empresarial como um instrumento de planejamento, controle e avaliação de resultados financeiros de uma empresa, durante um período de tempo determinado. Tais resultados financeiros são frutos da execução das atividades previstas na empresa e dos projetos por ela assumidos.


Sabe-se que toda organização necessita de recursos financeiros para pagar suas operações. O equilíbrio entre a entrada e a saída do capital, que define o sucesso ou insucesso organizacional.


O primeiro passo para planejar um orçamento empresarial é a definição das ferramentas. As planilhas eletrônicas são utilizadas pela maioria das organizações, devido à facilidade na elaboração de gráficos e manipulação dos dados.


Apesar disso, é indispensável à utilização de sistemas computacionais de gerenciamento financeiro e operacional. Alguns sistemas de gestão empresarial possuem recursos para planejamento e controle orçamentário, contudo, muitas empresas preferem utilizar-se de planilhas eletrônicas adaptadas aos sistemas existentes. • Mas quem é o gestor orçamentário?
O gestor orçamentário é o profissional responsável pela elaboração do planejamento e controle do orçamento. Ele deve viabilizar e estruturar os processos para alcançar os objetivos financeiros estabelecidos pelos sócios. No exemplo deste livro os sócios querem alcançar uma lucratividade de R$ 810.000,00 em um ano.


A lucratividade determinada pelos sócios leva o gestor orçamentário buscar responder cinco questionamentos:
• O que devemos vender para alcançar e/ou superar as metas mensais de receitas?
• O que faremos se as receitas previstas não forem realizadas?
• Quais os gastos necessários para viabilizar a realização das metas orçamentárias de receitas e lucratividade?
• Como devemos distribuir as previsões iniciais entre as diversas filiais e setores da organização?
• Como devemos controlar as informações orçamentárias?


Estes questionamentos iniciam e orientam a criação de todos os processos de implantação, planejamento e controles orçamentários, que devem ser elaborados pelo gestor.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93