Economia Brasileira

É preciso valorizar o profissional brasileiro e mudar a cultura anti-pobreza
É preciso valorizar o profissional brasileiro e mudar a cultura anti-pobreza

Contabilidade e Finanças

12/02/2014

Os programas sociais do governo são importantes e necessários, porém, não acabam com o problema da pobreza no país.

É necessária uma cultura anti-pobreza para se resolver a maioria dos problemas sociais do Brasil.

Não adianta cortar os galhos secos de uma árvore que já está seca desde a raiz; é preciso arrancar a raiz e plantar uma nova semente.

O povo precisa ser otimista, ter esperança e atitude pró ativa para reverter a médio e longo prazo a situação social do país.

É claro que quanto mais o país cresce a nível populacional, os problemas também crescem, mas se o governo adotar medidas mais práticas, poderemos ter e ver grandes resultados daqui há alguns anos.

É preciso começar.

O primeiro pai dos pobres foi Getúlio Vargas e, após muitos anos, Lula se torna o segundo pai dos pobres. Muitas famílias foram ajudadas, mas o problema da pobreza não acabou.

Ainda existe no Brasil uma má distribuição da renda, impostos altíssimos, desemprego. Falta foco, falta uma política econômica e fiscal mais realista e efetiva para um país como o Brasil que possui uma riqueza natural enorme. A maioria da população vive incerta e insegura quanto ao seu futuro, ou mesmo, se haverá um futuro.

As coisas estão acontecendo muito rápido, a tecnologia avança diariamente com inovações e a população ainda não consegue acompanhar toda esta evolução.

Antigamente o Brasil estava na categoria de país subdesenvolvido. Hoje está na categoria de país emergente. Quando o Brasil entrará na categoria de país desenvolvido?

As faculdades e universidades brasileiras colocam anualmente milhares de profissionais recém-formados, no mercado, porém, a maioria, apenas com uma visão acadêmica e teórica. Falta visão empreendedora e experiência.

A realidade do mercado atualmente é diferente das salas de aula. O mercado está muito mais exigente em relação aos profissionais que precisa contratar. Muitos conseguem o primeiro emprego e dão certo, mas a maioria fica na fila. Isso gera insegurança, estresse, preocupação e muita dificuldade.

É preciso valorizar o profissional brasileiro, dar oportunidades para começar sua vida profissional e contribuir com o que sabe e tem a oferecer. O mercado está dinâmico e existem profissionais que se destacam em seu segmento e fazem a diferença.

O Brasil é um grande berço de muitos talentos e precisa valorizar seu povo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Omar Demétrios Antonio

por Omar Demétrios Antonio

Engenharia de Produção e Gestão Financeira; especialização em Mercado de Capitais e MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário. Atuo nas áreas Financeira, Negócios e Empresarial. Diretor da CGN BRASIL Consultoria e Gestão. Professor de MBA de Auditoria Tributária, Finanças Corporativas, Controladoria e Gestão Financeira, Produtos e Serviços Financeiros e Análise e Gestão de Riscos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93