As relações de trabalho

As relações de trabalho ocorrem como uma troca entre determinada pessoa física
As relações de trabalho ocorrem como uma troca entre determinada pessoa física

Contabilidade e Finanças

05/02/2014

As relações de trabalho ocorrem como uma troca entre determinada pessoa física e outra pessoa, que pode ser física ou jurídica, onde o objeto da troca é a prestação de algum serviço.


Dentro desse contexto, acontecem relações de trabalho em virtude da necessidade das organizações, com destaque para as empresas, de atender a certas exigências do mercado em que atua e como parâmetro para conseguir os seus objetivos organizacionais, entre eles o maior e mais importante que é o lucro. Assim sendo, as relações de trabalho surgem pela necessidade dessas organizações na busca pelo lucro.


Mercados Produtores: são todas as organizações que produzem determinados produtos e serviços e os comercializam. Nesse mercado estão todos os fabricantes de bens e prestadores de serviços, que entregam seus produtos aos mercados intermediários, ou diretamente aos mercados consumidores, obtendo em troca, os valores financeiros correspondentes pela venda desses bens e serviços. Assim sendo, por exemplo, uma empresa fabricante de automóveis faz parte do mercado de produtores, pois ela faz a fabricação do automóvel, mesmo que não faça a fabricação de todos os seus componentes. Mas a chamada montadora de veículos, entrega o automóvel pronto para o mercado intermediário, e em outras vezes, diretamente para o mercado consumidor, e recebe em troca os recursos financeiros correspondentes à venda do automóvel (dinheiro).


Mercados Intermediários:
como o próprio nome indica são os agentes intermediários, ou seja, são as organizações que recebem os bens dos produtores e fabricantes e entregam esses bens para os mercados consumidores, podendo modificar o produto ou não. Fazem parte desse mercado as empresas atacadistas e varejistas, que recebem os produtos dos fabricantes e entregam diretamente ao consumidor, podendo modificar o aspecto quantitativo dos mesmos, ou outras formas. No exemplo que foi elucidado do automóvel, os participantes do mercado intermediário seria as concessionárias de veículos, que recebem os carros das fábricas e levam para os consumidores. Do mesmo modo, os agentes do mercado intermediário entregam os bens aos consumidores e recebem o valor financeiros correspondente pela venda do mesmo (dinheiro).


Mercados Consumidores: são os mercados que irão consumir os produtos e serviços que são produzidos pelos produtores e entregues pelos intermediários. É nesse mercado que estão concentrados todos os consumidores dos vários e ilimitados produtos que existem no mercado. Dentro da mesma dinâmica, os consumidores adquirem os produtos dos intermediários e entregam-lhes o respectivo valor financeiro pela compra desses produtos. (dinheiro).

Assim sendo, quando os agentes dos mercados produtores desejam produzir algum bem, eles recorrem ao mercado de recursos e adquirem esses recursos, entregando-lhes os respectivos valores financeiros correspondentes (dinheiro).


Dentro da mesma dinâmica, os mercados consumidores agem nessas relações de produção como sendo agentes dos mercados de recursos, ou seja, as pessoas oferecem o seu trabalho, a sua capacidade física, intelectual, emocional, etc. para os mercados de recursos e toda essa capacidade irá para os mercados produtores através do trabalho prestado. Em contrapartida, os consumidores que estão realizando o seu trabalho nas empresas do mercado de produtores recebem a sua remuneração (dinheiro) pela execução desse trabalho.


É exatamente nesse aspecto, nessa troca entre o oferecimento de trabalho das pessoas no mercado de recursos e o seu uso pelas organizações no mercado de produtores é que se desenvolvem as relações de trabalho, que é o objeto central de nossa discussão.


As relações de trabalho, na sua maioria das vezes, acontece entre uma organização e uma pessoa física. Podem acontecer inúmeras interfaces nesse contexto, mas o mais comum é ter-se uma relação empregatícia entre uma organização e uma pessoa física. A organização fornece todos os recursos necessários para a realização de determinada atividade e a pessoa física oferece o seu trabalho para realizar tal tarefa e ambos, organização e pessoa, atingirem seus objetivos.


Desse modo, vamos exemplificar isso: por exemplo, digamos que exista uma padaria. A padaria é a organização que pretende atingir determinados objetivos, que geralmente são determinados pelos seus proprietários e esses objetivos serão obtidos através da comercialização de pães, doces e salgados. Assim, os donos da padaria adquirem todos os recursos que precisam para poder oferecer os seus produtos ao mercado consumidor, como a aquisição de máquinas, matérias-primas, energia elétrica, etc.


Porém, a padaria precisa que uma pessoa, que possua competências essenciais para poder fazer os pães, doces e salgados. Dessa maneira, os donos da padaria dirigem-se ao mercado de recursos e contratam um padeiro, que oferece o seu trabalho para a construção desses produtos. No final do mês, o padeiro recebe dos donos da padaria o seu salário como troca pelo trabalho.


No entanto, para que aconteça essa dinâmica de troca de trabalho pelo dinheiro do salário é que são determinados certas relações de trabalho entre a padaria e o padeiro.


As relações de trabalho ocorrem, entre organizações e pessoas. Olhando para as organizações, pode-se verificar que as mesmas possuem um papel extremamente importante no contexto da sociedade, pois são as organizações que possibilitam a oferta de bens e serviços que serão consumidos pelas pessoas, além das mesmas serem fontes de recursos para os trabalhadores, ou seja, as pessoas conseguem buscar recursos financeiros nas organizações, em função do seu trabalho e, assim sendo, as pessoas conseguem traçar e alcançar os seus objetivos pessoais, seja em qual nível eles acontecem. Ainda, podemos expor que as pessoas passam a maior parte de seu tempo nas organizações, através do trabalho, e também consumindo os produtos e serviços que as mesmas oferecem.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93