Influências no processo de compra

O ser humano está cercado de influências consumistas
O ser humano está cercado de influências consumistas

Contabilidade e Finanças

15/01/2014

Influências situacionais:

Situações de comunicação - Marketing


Dentro das influências situacionais encontramos o marketing. O marketing é a primeira motivação do cliente para a compra. Por meio do marketing o cliente conhece o produto, passa a ter noção de sua existência. O marketing está presente na televisão, na internet, nas revistas e jornais e também nas rádios, por meio das propagandas.

O ser humano está cercado de influências consumistas. O marketing é o principal responsável pelo despertar da curiosidade no consumidor. Lembrando que a propaganda deve ser direcionada sempre ao consumidor correto.

Situações de uso


Dentro das situações de uso encontra-se a situação vivida pelo consumidor. Esse ponto é muito importante, pois é ele o gerador da compra. A real necessidade por determinado produto sempre leva o consumidor à compra. Um exemplo simples é a necessidade de compra de um televisor novo por um cliente que teve o seu queimado. Diante da real necessidade, o cliente procurará formas de adquirir outro produto o mais rápido possível.

Influências culturais

As influências culturais estão relacionadas à cultura de determinada sociedade. A cultura é influenciada pela posição geográfica e aspectos de etnia, que são responsáveis por controlar o comportamento de consumo das pessoas.

Influências sociais

Outra influência bastante forte é o grupo social do consumidor. O real desejo de um consumidor ao comprar determinado produto é a aceitação na sociedade. De acordo com o grupo social que ele está inserido, ter determinado produto significa fazer parte do grupo. Muitas vezes aquele produto nem era uma necessidade básica, mas sua aquisição demonstrava uma “posição social”, uma imposição de sua importância frente ao grupo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93