Como organizar a vida financeira?

Se tiver investimentos, pague dívidas!
Se tiver investimentos, pague dívidas!

Contabilidade e Finanças

05/11/2013

A desorganização e o desequilíbrio financeiro geram conflitos familiares, afeta a saúde física e emocional, atrapalha a produtividade, enfim, traz prejuízos para a pessoa e para a família, por isso, é fundamental a organização da vida financeira.


Se estiver endividado, não se desespere, pois você esta com a maioria dos brasileiros, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 85% gasta mais do que ganha.


O primeiro passo para sanear sua vida financeira é usar a racionalidade e fazer uma lista de todas as dividas e empresas credoras. Ler o contrato e obter informações sobre juros por atraso e demais punições, é importante para priorizar a negociação.


Nunca recorra a agiotas, nem fuja dos credores, pois eles te localizarão. Se tiver investimentos, use-os para pagar as dívidas, caso contrário, negocie as dívidas, em termos de prazos para pagamento, parcelas e abatimentos, diretamente com os credores, sem intermediários. Quanto mais cedo você negociar, melhor será a negociação.


Se você está inadimplente, poderá ser acionado extrajudicialmente, ou seja, por empresa especializada. Nesse caso, pague o valor principal, juros e mora previstos no contrato de financiamento. Outras despesas referentes ao serviço prestado são de responsabilidade da empresa credora e exija tudo por escrito. Guarde bem os comprovantes de pagamento.


Além disso, a alternativa é cortar todos os supérfluos: TV a cabo, internet, celular, etc. A ordem, neste caso, é economizar e economizar. Se as dividas forem muito altas, se desfaça de um bem móvel, para pagar as dívidas. Se pedir dinheiro emprestado a amigos e familiares, não atrase no pagamento, pois poderá gerar um conflito pessoal e familiar.
Segundo divulgado no portal do governo, sobre o perfil do endividado brasileiro, a renda comprometida com dívidas aumentou entre as famílias endividadas de 28% em abril de 2010, para 29,4% de 2011.


1. Acabe com as dívidas
O primeiro passo é reconhecer que você excedeu seu orçamento, e isto nem sempre é fácil. Se você já reconheceu, parabéns! Agora é colocar mãos a obra. Anote todas as despesas, por menor que forem, registre os débitos pendentes e credores e veja qual é a situação que você se encontra conforme tabela a seguir e siga suas recomendações.


As situações citadas na tabela podem ser evolutivas, ou seja, você pode começar no vermelho, não se dar conta disso e passar para as demais situações. Por isso, é fundamental que você sempre esteja atento as suas finanças.


2. Cuidado com as armadilhas já citadas
3. Envolva toda a família, no corte de despesas
4. Fazer reserva financeira

É fundamental após sanear as finanças, começar a poupar. Segundo o Procon, o ideal é você ter como reserva o valor equivalente ao de uma salário na conta corrente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93