Fornecedores de salão de beleza

Salão de beleza necessita possuir diversos fornecedores
Salão de beleza necessita possuir diversos fornecedores

Contabilidade e Finanças

24/09/2013

Toda empresa e todo negócio, seja qual for, não pode ser realizado sozinho, isoladamente, sem ter e manter relacionamentos com outros participantes do processo empresarial. Assim sendo, os principais participantes do processo empresarial de qualquer empresa são os fornecedores, sejam de produtos ou de serviços.

Os fornecedores são empresas que entregam determinado produto, ou produtos, ou ainda serviços para outras empresas, nos quais essas empresas irão utilizar-se desses produtos para poder obter o produto ou serviço que necessitam para entregar aos seus clientes finais.

É a chamada Cadeia de Suprimentos, que surgiu da integração entre os fornecedores e clientes desde a busca pela matéria-prima, passando pelo primeiro processamento, pela fabricação do produto, pelo atacadista, pelo varejista e chegando ao consumidor final.

Dessa maneira, o salão de beleza necessita possuir diversos fornecedores, sejam de produtos diretamente ligados ao negócio que é estabelecido, como xampus, cremes, ceras, tinturas, etc., como também máquinas, equipamentos, ferramentas, acessórios, móveis, além de prestadores de serviços, como contadores, advogados, concessionárias de energia elétrica, empresas que fornecedores, em função dessa exclusividade, ou quase exclusividade que é demandada ao seu fornecedor.

Assim, é possível obter-se um relacionamento mais apurado entre o salão e o fornecedor, obtendo ganhos para ambas as partes. No entanto, essa estratégia também pode comprometer o salão no aspecto de ficar centralizado nas mãos de poucos fornecedores ou um único fornecedor de determinado produto ou material, tendo assim consequências ruins, como se tornar refém do fornecedor, principalmente no aspecto do preço e entrega do produto que o salão necessita.

O ideal, então, é poder mesclar as duas opções, tendo alguns fornecedores que sejam mais comprometidos com o negócio do salão, onde os seus donos e sócios manterão um tipo de relacionamento mais profundo, com ações maiores de negociação, garantia, entrega, preço, entre outros.

Com outros fornecedores, o salão mantém um relacionamento não tão profundo, mas utiliza-se desses como um escape em caso dos fornecedores maiores e mais comprometidos virem a causar algum dano.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93