As fraudes nos cartões de crédito e débito

Confira a assinatura do documento apresentado
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Contabilidade e Finanças

16/11/2012

Tenha alguns cuidados básicos para evitar ser vítima de fraudes. Uma vez que ocorram fraudes no cartão de crédito, a vítima é cobrada até provar que não realizou a operação fraudulenta, até que isso ocorra, o credor ficou com o prejuízo e com as despesas de cobrança. Prevenir é sempre melhor do que remediar.

No caso dos cartões de débito, a transação comercial é autorizada mediante uso de senha pessoal, mas este tipo de cartão também pode ser clonado, ou extraviado do seu cliente verdadeiro e pego pelo fraudador.

Quanto aos cartões de crédito ou private label (cartões de compra de lojas) é recomendável sempre pedir um documento de identificação para o cliente. Não se deixe intimidar por jogadas verbais que alegam que na outra loja isso não foi preciso. Todas as grandes companhias pedem o documento de identificação do cliente, pois caso trate-se de uma fraude, terão de cancelar a dívida do cliente inocente e ficar com o prejuízo do fraudador. É evidente que o documento deve ser apresentado, é o único modo de saber se o cliente é o dono do cartão.

Confira a assinatura do documento apresentado com a do comprovante de compra. Os pequenos empresários ou comerciantes tendem a sofrer muito com este tipo de pressão. O golpista sabe que nestes estabelecimentos de porte menor a incidência de câmeras de filmagem é pouca ou nenhuma, tenta humilhar os funcionários e o estabelecimento na tentativa de intimidar a todos, para que o sirvam como a um rei, e se distraiam aos pequenos detalhes que poderiam ajudar a prevenir uma fraude. Previna-se, não importa seu porte, todos nós precisamos trabalhar e viver dos nossos trabalhos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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