O que é e para que serve o Crédito?

O crédito existe para satisfazer as necessidades dos clientes
O crédito existe para satisfazer as necessidades dos clientes

Contabilidade e Finanças

14/11/2012

Crédito é uma palavra muito antiga, que vem do latim, e significa: confiança. Confiar também significa acreditar, portanto, implica na espera de receber algo em troca do crédito.

Desde os primórdios da história, sabemos que o homem negociava sua caça, suas peles e alimentos, em troca de outros bens para satisfazer suas necessidades. Na falta de objetos para efetuar a troca, usavam sementes consideradas valiosas, que eram substituídas mais tarde pelos bens necessários. Era uma relação de confiança.

Mais recentemente ouvimos histórias de como eram bons aqueles tempos em que o dono do armazém vendia fiado e anotava o nome do cliente em sua caderneta amarelada. Tudo muito simples, afinal, sabia-se com precisão onde localizar os clientes em caso do não pagamento. Mas isso mudou; as cidades cresceram; as casas, o consumo, o progresso; e com tudo isso a necessidade de consumo aumentou; vieram concorrentes e mais concorrentes e com isso as dificuldades de vender devido às várias opções de que o mercado dispunha. Produtos novos surgiram a cada dia. Nesta ciranda da evolução comercial, tudo seria perfeito se não houvesse mais a necessidade da venda a prazo, que cresceu para acompanhar todo esse ritmo. E se não bastasse aumentaram também as fraudes e a inadimplência.

No comércio, o crédito existe para satisfazer as necessidades dos clientes (nem todos podem comprar à vista, mas podem ter potencial para pagamentos a prazo); para concorrência (se o cliente puder comprar parceladamente em um estabelecimento e em outro não, por certo vai migrar para o primeiro); para garantir recebimentos futuros (é uma boa opção para os meses em que a previsão é de baixo faturamento); para movimentar os estoques (manter mercadorias paradas pode ter custo elevado de armazenagem e conservação. Em alguns casos os produtos podem perder a validade, se forem perecíveis).

O grande dilema está justamente no último item: receber futuramente ou vender a prazo, dar crédito, exige segurança, precauções para evitar a inadimplência e os custos que ela trará (prejuízo, despesa com cobrança).

Tomando cuidado na hora de realizar essas operações de vendas a prazo, a inadimplência pode não ser totalmente evitada, mas pode ser controlada e minimizada.

O processo de análise de crédito envolve a empresa, o cliente e sua necessidade, o analista e suas ferramentas e a intuição que também conta, mas não pode ser mais usada como fonte principal de confiança, conforme faziam os comerciantes mais antigos ao anotar o débito no caderninho.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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