Saúde financeira

Manter a saúde financeira está cada vez mais difícil.
Manter a saúde financeira está cada vez mais difícil.

Contabilidade e Finanças

29/10/2012

Manter a saúde financeira está cada vez mais difícil e as desculpas são sempre as mesmas: muitas contas a pagar, excesso de dívidas e os famosos imprevistos, mas será que é possível sair do vermelho sem ganhar na loteria? Sim! Existe uma saída no fim do túnel que não envolve necessariamente o aumento da renda, mas uma mudança nos hábitos financeiros.

É preciso planejar e antever os gastos. Sem saber a quantidade de dinheiro disponível para cada atividade fatalmente seremos esmagados pelas dívidas.

Orçamento

O orçamento, a previsão das receitas (dinheiro que entra), das despesas (dinheiro que sai) e do saldo (a diferença entre as receitas e as despesas, o saldo mostra se estaremos no vermelho ou no azul). Porque fazer? Para controlar o seu dinheiro de forma eficiente. Saber como o dinheiro está sendo gasto e cortar despesas, ajuda a poupar mais. Permite a criação de uma reserva para imprevistos. Possibilita a criação de metas à longo prazo. Sabe aquela viagem que você vem sonhando a um bom tempo? O orçamento vai tornar realidade! Como Fazer?

1. Recolha todos os documentos contendo as receitas e despesas (ex.: faturas, contracheque, extratos bancários).

2. Registre todas as suas fontes de receita (dinheiro que entra), especificando quanto entra em cada uma.

3. Faça o mesmo com as despesas. Obs.: Não sonegue informações, o dinheiro do cafezinho faz diferença para o orçamento e precisa ser considerado.

4. Separe as despesas em fixas (essas não têm jeito você tem que pagar e são constantes mês a mês, como a escola das crianças) e variáveis (sofrem alteração mês a mês e podem ser cortadas ou reduzidas, como a conta de luz).

5. Calcule o saldo, não fique triste se der negativo, vamos trabalhar para reverter à situação!

6. Ajuste o orçamento. Deu negativo? Olhe o que pode ser cortado ou reduzido das despesas variáveis. Deu positivo? Pretende investir o dinheiro para uma meta futura (lembra daquela viajem?) ou quer gastar uma parte agora? Obs.: Nunca torre todas as sobras de uma vez, lembre se dos imprevistos, guarde pelo menos uma parte para eles.

7. Reveja o orçamento mensalmente. Não adianta montar tudo bonitinho e esquecer dentro da gaveta, vamos lá disciplina!
Dica: Se tiver um sonho transforme em meta, por exemplo, se quer fazer a viajem dos seus sonhos comece a planejar o quanto deverá ser poupado a cada mês. E vá fazendo o controle do que falta para atingir a meta. Invista nas promoções, quem planeja sempre economiza.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Marcelle Candido

por Marcelle Candido

FORMAÇÃO ACADÊMICA  Ensino médio completo. Conclusão em 2009, Centro Educacional Logos (Tamandaré Nova Iguaçu).  Graduando Engenharia de Produção, 4º período, Cefet Rj. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL  Supervisora Administrativo-Financeira (a partir de fev. de 2012).  Consultora Administrativo-financeira (a partir de fev. de 2012).  Trainee administrativo-financeira ( dez. a fev. de 2012).

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93