Índices de Alavancagem Financeira

Para o cálculo da Alavancagem Financeira são necessários controles contábeis
Para o cálculo da Alavancagem Financeira são necessários controles contábeis

Contabilidade e Finanças

22/10/2012

A maioria das pequenas e microempresas fecha a portas nos seus dois primeiros anos de vida pela inconsequente alavancagem financeira e operacional. Para o cálculo da Alavancagem Financeira são necessários controles contábeis que permitam ao micro e pequeno empresário saber se o negócio está proporcionando lucro ou prejuízo.

Segundo Vasconcelos (2005), “ela reporta à capacidade da empresa em utilizar-se dos encargos financeiros para maximizar o retorno”.

Os três índices são: Retorno sobre o Ativo (RSA), custo da dívida (CD) e Retorno sobre o Patrimônio Líquido (RSPL). O Retorno sobre o Ativo (RSA) evidencia qual é a rentabilidade do negócio, por isso, quanto maior o índice, maior a eficiência.

O custo da dívida (CD) corresponde ao ônus que a empresa paga por utilizar capitais de terceiros. Quando o CD for maior que o Retorno sobre o Ativo (RSA), significa que os empresários estão cobrindo a diferença com sua parte de lucro, ou até com o próprio capital. Quando o custo da dívida for menor que o RSA, significa que os empresários ganham a diferença. A taxa de retorno sobre o patrimônio líquido (RSPL), então, será maior que a taxa de RSA.

Por fim, o que interessa mesmo para a empresa é o RSPL. Os dois outros índices, ou seja, o RSA e o CD correspondem à informação gerencial de como a empresa atingiu o retorno sobre o PL. São, no entanto, essenciais para a definição de estratégias empresariais.

A razão entre as taxas de RSPL e de RSA chama-se grau de alavancagem financeira (GAF). A Figura 17 apresenta a fórmula para cálculo do GAF.

Fórmula para o cálculo de GAF
A expressão alavancagem financeira significa o que a empresa consegue alavancar, ou seja, aumentar o lucro líquido por meio da estrutura de financiamento. Segundo Matarazzo (1995), alavancagem financeira é “o efeito da estrutura de financiamento no lucro dos acionistas”.

Segundo Assaf Neto (2005), alavancagem financeira é o “efeito de tomar recursos de terceiros a determinado custo, aplicando-os nos ativos com outra taxa de retorno”. O RSPL corresponde ao lucro líquido dividido pelo patrimônio líquido e o custo da dívida corresponde às despesas financeiras divididas pelo passivo não oneroso da empresa.

O passivo não oneroso corresponde àquelas dívidas que não são originadas com ônus financeiro, ao contrário dos empréstimos e financiamentos, que são originados com despesas financeiras. Toda empresa utiliza recursos tanto de capitais de terceiros quanto de capitais próprios e busca gerar lucro para remunerar esses capitais.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93