Oceanografia Geral - O estudo do oceano proporciona maior contato com a natureza

Para ser oceanólogo é necessário conhecer a natureza

07/04/2016

Para algumas profissões o contato com o meio ambiente é constante, e quando é possível unir o gosto pela natureza com a atividade a ser exercida, as vontades se completam. Essa é umas das vantagens da profissão do oceanólogo.

Para ser oceanólogo é preciso conhecer o mar, os oceanos, lagos, rios e tudo o que for composto por água na natureza.

Através do curso de formação superior, o profissional se qualifica para atuar numa área prática, seja no setor de pesquisa ou extensão. Todo currículo do curso acadêmico tem pelo menos metade do tempo dedicado a aulas práticas.

Engana-se quem pensa que para ser oceanólogo não é necessário estudar matemática, química, física, biologia e geologia. Essas disciplinas juntas irão fornecer conhecimentos que serão usados no oceano.

As aulas práticas podem ser feitas dentro de laboratórios de química, biologia e física, mas também podem ser feitas no meio ambiente. As áreas de estudos podem ser em uma praia, manguezal, rio ou área de cultivo da maricultura.

O trabalho realizado no mar é feito em conjunto com pesquisas de laboratório para acompanhar todo o desenvolvimento.

O mercado de trabalho oferece oportunidades em órgão públicos, empresas privadas na área de consultoria ambiental, licenciamento de empreendimentos de obras que envolvem o mar ou áreas costeiras, na ocupação de cidades e na qualidade da água. O setor petrolífero tem buscado profissionais da área para o setor de pesca e mericultura.

Como o oceano é vasto, ainda tem muito o que ser descoberto, o que desperta o interesse por parte pessoas que buscam trabalhar com algo muito desconhecido.

Conheça mais sobre os mistérios do mar no Curso de Oceanografia Geral. Acesse o link abaixo e aumente o seu conhecimento: