Petróleo e Gás: carreira oferece boas oportunidades e altos salários

Carreira oferece boas oportunidades e altos salários
Carreira oferece boas oportunidades e altos salários

Biologia

01/03/2016

A indústria de petróleo e gás sempre foi referência nacional no que diz respeito a carreira estável, promissora e com bons salários. Essa reputação tem ganhado ainda mais força agora que o Brasil quer explorar as recém-descobertas reservas no pré-sal.

Se as estimativas do Plano Nacional de Mineração se concretizarem, até 2030 o setor vai oferecer mais de 6 milhões de postos de trabalho. E o grande desafio é encontrar gente qualificada para preencher todos esses postos.

Para quem está capacitado a atuar no disputado segmento, a recompensa é a remuneração competitiva e os benefícios atraentes.

Para ingressar na área há dois caminhos principais: a faculdade de Engenharia de Petróleo e Gás ou o curso de Tecnólogo em Petróleo e Gás. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Brasil conta, atualmente, com 60 cursos de Engenharia e 77 opções para o nível de tecnólogo.

Enquanto a faculdade requer de quatro a cinco anos de dedicação, o curso técnico pode ser concluído em dois ou três anos. O curso superior tem uma grade curricular que inclui geofísica, mineração e geologia. Já os cursos técnicos são focados em diferentes segmentos, de acordo com a escola que o ministra.

Os profissionais podem trabalhar em petroleiros, refinarias, plataformas, mineradoras, consultorias ou na pesquisa de preços de matérias-primas no mercado internacional. São fatores quase imprescindíveis ter familiaridade com a legislação internacional vigente do setor e um elevado nível de inglês.

Entre as atividades que só cabem aos engenheiros, estão a descoberta de jazidas de petróleo e poços de gás natural, realizar projetos de exploração levando em conta os riscos ambientais, bem como maneiras de minimizá-los, e supervisionar o transporte do petróleo e seus derivados desde o local de extração até a refinaria.

Em termos de rendimentos, um levantamento feito pela consultoria Hays, com 25 mil pessoas de 53 países, constatou que os salários do setor de óleo e gás registraram alta de 8,5%, no período entre maio de 2012 e abril de 2013.

Ainda de acordo com a consultoria, o Brasil é o oitavo país que melhor paga os funcionários desse segmento, com uma remuneração média de 240 mil reais ao ano.

Para os profissionais em início de carreira, o salário de um tecnólogo gira em torno de 1.800 reais, e o de um engenheiro está cotado em 3.700 reais, de acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de São Paulo (Crea-SP).

Interessado em conhecer melhor essa promissora indústria? Então confira nosso curso online de Petróleo e Gás.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93