01/03/2016
A dengue é caracterizada por  febre aguda e intensas dores musculares e articulares. A contaminação ocorre  quando o mosquito Aedes Aegypt, portador do vírus da dengue, pica um indivíduo.   No Brasil, há referências de epidemias  de dengue desde a década de 20, mas somente em 1982 foi confirmada  laboratorialmente a ocorrência da doença no país. De lá para cá, muitos casos  de epidemias são registrados todos os anos em vários estados e a doença tem  sido uma preocupação de saúde pública. 
        
        Apesar das medidas  utilizadas para combater a dengue, como por exemplo, a disseminação de propagandas  e as visitas de agentes epidemiológicos de casa em casa, a doença ainda afeta a  população, principalmente no período do verão.
        
        Devido  às chuvas frequentes, o clima quente e úmido torna-se favorável à proliferação do  mosquito da dengue. A água acumulada em reservatórios ao ar livre pode se  transformar em criadouros do inseto, aumentando a incidência da contaminação,  principalmente nos grandes centros urbanos. 
        
        
 Para  combater a dengue é preciso evitar que o mosquito Aedes Aegypt se reproduza.  Desse modo, é necessário eliminar o acúmulo de água parada em latas, pneus,  sacos plásticos e até mesmo tampinhas de refrigerantes. Como é muito comum  encontrar esses itens em residências é de suma importância a ação da população  para o combate da doença. 
        
        
   Pneus - guarde os pneus em locais protegidos da chuva, totalmente  secos. 
        
        Lixeira - mantenha o lixo em sacos plásticos e tampe bem a lixeira.
        
        Caixa d’água - feche a caixa d’água com uma tampa apropriada, pois  ela é um grande reservatório de água limpa e parada.
        
        Calhas- remova as folhas e resíduos das calhas para escoar totalmente  a água da chuva.
        
        Laje - retire, após a chuva, o acúmulo de água sobre a laje.
        
        Tanques para  armazenar água - lave esse tipo de reservatório por dentro, semanalmente,  com escova, água e sabão.
        
        Vasos de plantas - encha com areia, até a borda, os pratinhos dos  vasos de planta, evitando assim a água acumulada.
        
        Plantas aquáticas - troque a água dos vasos uma vez por semana e lave-os  com água e sabão.
        As pequenas  atitudes dentro da nossa própria casa são as maneiras mais efetivas de combater  a dengue. Dessa forma, é muito importante que toda a população entenda a  importância de eliminar os focos da dengue para assim, erradicar a doença em  nosso país.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
        O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
                        UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93