Novas espécies de sapos são descobertas na Mata Atlântica em SC

29/01/2016

Os anfíbios são animais pecilotérmicos, que apresentam sangue frio, são de grande importância para o equilíbrio ambiental. São organismos fundamentais para a cadeia alimentar e a redução na sua população afeta drasticamente a estrutura trófica das comunidades.

Também são considerados bioindicadores de qualidade ambiental, as alterações nas condições de umidade, temperatura, qualidade de água podem provocar diminuição das populações.

Os anfíbios além de serem essenciais para o equilíbrio do meio ambiente eles são utilizados para a produção de fármacos para o tratamento de doenças, produção de remédios anestésicos e cicatrizantes. Isso devido à grande quantidade de glândulas que liberam secreções para manter a pele úmida e protegida. Além de serem usados como cobaias em pesquisas.

Três novas espécies de sapos do gênero Melanophryniscus foram descobertas na Mata Atlântica no estado de Santa Catarina. Tem como habitat grandes altitudes, vivendo em bromélias, e em água acumulada e são espécies sensíveis ás mudanças climáticas.

Essas espécies apresentam tamanhos que variam de 1 a 2,5 cm, apresentando pele escura, com verrugas e espinhos, os mesmos se alimentam de formigas e ácaros. Devido a esse comportamento esses alimentos liberam substâncias químicas que vão se acumulando na pele tornando-os venenosos para seus predadores.

Pesquisas realizadas indicam que a espécie Melanophryniscus biancae foi classificada como ameaçada de extinção.

As novas descobertas mostram que a biodiversidade da Mata Atlântica é muito rica, ainda que resta apenas 8% do seu ambiente natural, tão extenso e desconhecido.

Solange Aparecida Pomicinski

por Solange Aparecida Pomicinski

Solange Aparecida Pomicinski, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Possui licenciatura plena em Ciências Biológicas pelo Instituto de Educação e Tecnologias (INET) Salvador-BA. Já participou de cursos sobre Educação Ambiental; Micropropagação Vegetal; Inventário Florístico; Biologia Forense; Estudo de impacto ambiental - EIA/RIMA entre outros.