Os papéis ecológicos desempenhados pelos cupins

Os cupins.
Os cupins.

Biologia

16/01/2016

Os térmitas são os invertebrados dominantes nos ecossistemas tropicais, e se alimentam de uma ampla variedade de material vegetal, seguindo um gradiente de humidificação (DONOVAM et al., 2001). Apesar dos cupins serem conhecidos como destruidores de madeira, estes organismos são extremamente benéficos quando levamos em consideração a dinâmica dos ecossistemas, principalmente nos trópicos. Os cupins dominam a macrofauna terrestre tropical não somente em ambiente úmidos mas também em ambientes de savanas como o cerrado, e ainda são encontrados em matas temperadas, restinga, mangues, caatinga, campos, culturas, pastagens e cidades (LIMA; COSTA-LEONARDO, 2007).

Os cupins possuem um papel fundamental nos ecossistemas naturais atuando na ciclagem de nutrientes e na formação dos solos, influenciando na distribuição das espécies de plantas e de animais e modificam a estrutura do hábitat (LAWTON, 1997). Também é uma importante fonte de alimento para diversos tipos de animais, Existem espécies em que a proporção de cupins na alimentação passa de 50% em volume, chegando em 90% em alguns gêneros (PIANKA, 1986). Um exemplo disto é a relação entre a riqueza de espécies de lagartos e a riqueza de cupins que segundo Costa (2005) é caracterizada como positiva.

Nos termiteiros existe um acumulo de material vegetal, assim como conteúdo fecal e saliva, que são usados na cimentação da parede da colônia. Desta forma tais locais se tornam ricos em sais minerais e nutrientes (CASTRO JÚNIOR, 2002).

Os ninhos de algumas espécies de cupins são construídos no solo, com diversos tuneis e galerias que acabam por aumentar a aeração do solo, e gerando também uma melhor distribuição de nutrientes. A ação de misturar e rearranjar o material orgânico mineral do solo, tanto da superfície quando do subsolo, chamado de bioturbação, é de extrema importância na dispersão dos nutrientes ao longo do perfil do solo (SILVA; MENDONÇA, 2007). Este processo pode ser realizado por outros integrantes da fauna merecendo destaque as minhocas e os minhocuçus Resende (2007).

Da Silva e Pinheiro (2012) verificou em seu estudo a ação dos térmitas em pastagens, verificou taxas mais altas de ciclagem de nitrogênio e uma maior frequência de pastejo no entorno dos termiteiros. Os cupins atuam coletando partículas em diferentes profundidades do solo e depositam nos montículos, que possuem uma riqueza maior de C orgânico e outros nutrientes em relação ao solo adjacente. Com isto ocorre uma elevação do pH e da riqueza de micro-organismos nos montículos, e depois estes materiais acumulados são redistribuídos através da erosão, causando alterações na estrutura e fertilidade do solo (BROSSARD et al., 2007).

Os cupins abrem túneis no solo e constroem seus ninhos em profundidades que podem chegar a seis metros, com isto os cupins arejam e melhoram a estrutura do solo, além de movimentar verticalmente grande quantidade de partículas.


Referências Bibliográficas:


DONOVAN, S.E., EGGLETON, P., DUBBIN, E.W., BATCHELDER, M. Y DIBOG, L. The effect of a soil-feeding termite, Cubitermes fungifaber (Isoptera: Termitidae) on soil properties: Termites may be an important source of soil microhabitat heterogeneity in tropical forest. Pedobiologia 45: 1-11. 2001.

 

LIMA, J. T.; COSTA-LEONARDO, A. M.. Recursos alimentares explorados pelos cupins (Insecta: Isoptera). Biota Neotropica, v. 7, n. 2, p. 243-250, 2007.

Lawton J. H. The role of species in ecosystems: aspects of ecological complexityand biological diversity. In: Biodiversity: An Ecological Perspective (eds T. Abe, S.A. Levin & M. Higashi) pp. 228-325. Springer, New York. 1997.

PIANKA E. R. Ecology and Natural History of Desert Lizards: Analyses of the Ecological Niche and Community Structure. Princeton Univ. Press, Princeton, New Jersey. 1986.

COSTA, Gabriel Corrêa. Importância de cupins na dieta e diversidade de lagartos em áreas de Cerrado. Tese de Doutorado. Dissertação de Mestrado, Departamento de Ecologia, Universidade de Brasília. 2005.

CASTRO JÚNIOR, P.R. Dinâmica da água em campos de Murundus do planalto dos Parecis. Tese (Doutorado em Geografia Física) - Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade de São Paulo, SP. 2002. 193f.

SILVA, I.R; MENDONÇA, E. S. Matéria orgânica do solo. In: NOVAIS, R.F. et al. (Ed.). Fertilidade do solo. Viçosa: SBCS, 2007. p.275-374.
RESENDE, M. et al. Pedologia: base para distinção dos ambientes. 5.ed. rev. Lavras- MG: UFLA, 2007. 322p

DA SILVA, A. L. G.; PINHEIRO, M. C. B. Biologia floral e da polinização de quatro espécies de Eugenia L.(Myrtaceae). Acta bot. bras, v. 21, n. 1, p. 235-247, 2007.

BROSSARD, M. et al. Nutrient storage in soils and nests of mound-building Trinervitermes termites in Central. Burkina Faso: consequences for soil fertility. Biology and Fertility of Soils, v.43, p437-447, 2007.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Luiz Roberto de Oliveira

por Luiz Roberto de Oliveira

Possuo graduação em licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Campos Gerais - FACICA, Cursando Técnico em Análises Clínicas pelo IF - Sul de Minas campus Muzambinho e também Pós-graduação em Educação especial e Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes - UCAM.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93