Os insetos e seus papéis ecológicos

Os insetos.
Os insetos.

Biologia

15/01/2016

Os insetos são de extrema importância nos ecossistemas, principalmente quando consideramos as alterações que eles irão produzir no ambiente (FERREIRA et al., 2011), eles se transformaram no grupo mais abundante da terra, em números eles superam todos os outros animais, e são encontrados em quase todos os locais do planeta, e esta grande variedade gera uma grande relação entre os insetos e o ser humano, relações estas que podem ser tanto benéficas quanto prejudiciais.

Diversos fatores e parâmetros atuam direta ou indiretamente na distribuição espacial das espécies de insetos no planeta (FIDELIS; NESSIMIAN; HAMADA, 2007), e esta variedade de fatores juntamente com o amplo número de espécies de insetos encontrados atualmente colaboram para a sua ampla distribuição geográfica, e um dos fatores que contribuíram amplamente para esta distribuição segundo Wille (2002), foi o surgimento de asas e a capacidade de voar que permitiu a capacidade de ocupar novos diferentes hábitats em busca de recursos e proteção.

Os insetos possuem hábitos reprodutivos bem variados a grande maioria deles é dióica e tem um curto período de vida, que se modificam de acordo com a espécie e o ambiente onde habitam, sendo que a grande maioria dos insetos nasce a partir de ovos, Prestes (2012) fala que as ootecas dos insetos são depositadas em locais próximos onde se encontra alimento como rodapés, ralos e rachaduras.

A classe dos insetos corresponde a mais de 70% de todas as espécies de animais conhecidas, ocorrem diversos tipos de insetos que vão ter hábitos alimentares próprios, gerando uma alimentação bem diversificada, esse é um dos motivos de seu aparato bucal ser bem diversificado, tendo grande influência sobre os seus hábitos alimentares, como os insetos trituradores (besouro), os picadores (pernilongo) e os sugadores representados pelas borboletas, as especializações alimentares dos insetos vão incluir madeira, fungos, material em decomposição, detritos, hemolinfa, fungos, plâncton e também a predação e o parasitismo (GULLAN; CANSTRON, 2007).

A Ordem Isoptera apresenta 7 famílias, onde são distribuídas em 86 gêneros, e estas famílias são denominadas: Kalotermitidae, Rhinothermitidae, Termitidae, Mastotermitidae, hodotermitidae, Termopsidae, Serritermitidae. Estas famílias citadas anteriormente se dividem, de acordo com seus hábitos de nidificação e alimentação em três grupos.

O primeiro grupo são os xilófagos, que habitam o interior de tronco de arvores e madeiras, seus ninhos não estão em contato com o solo, são representados pela família Kalotermitidae, o segundo grupo são os arborícolas que vivem em ninhos construídos em árvores ou em troncos podres, a colônia se comunica com o solo através de túneis, alimentando-se de madeiras e de húmus, duas famílias representam estes grupos os Rhinotermitidae e Serritermitidae, e o terceiro grupo é denominado humívoros, eles constroem seus ninhos no solo e se alimentam de húmus, os cupins humívoros são representados pela família Termitidae.

Os cupins, por exemplo, são encontrados em diversas partes do planeta, (CONSTANTINO, 2005), existindo cerca de 2750 espécies conhecidas no mundo, e 300 destas ocorrem no Brasil segundo Leite (2013), que se distribuem em quatro famílias.

Referências bibliográficas

FERREIRA, E. V. de O. et al . Ação dos térmitas no solo. Cienc. Rural, Santa Maria , v. 41, n. 5, p. 804-811, May 2011.
 
FIDELIS, L.; NESSIMIAN, J. L.; HAMADA, N.. Distribuição espacial de insetos aquáticos em igarapés de pequena ordem na Amazônia Central. Acta amazônica, v. 38, n. 1, p. 127-134, 2008.

WILLE, A. The phylogeny and relationship between the insect order. Revista Biologia Tropical, Costa Rica, v.50, n.2, p. 735-766, jun. 2002.

GULLAN, P. J; CRANSTON, P, S. Os insetos: um resumo de entomologia. 3. ed. São Paulo: Roca, 2007. 440 p.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Luiz Roberto de Oliveira

por Luiz Roberto de Oliveira

Possuo graduação em licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Campos Gerais - FACICA, Cursando Técnico em Análises Clínicas pelo IF - Sul de Minas campus Muzambinho e também Pós-graduação em Educação especial e Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes - UCAM.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93