Fatores limitantes da taxa fotossintética nas plantas

A fotossíntese
A fotossíntese

Biologia

15/01/2016

O processo de fotossíntese é essencial para a manutenção da vida na terra, e as etapas deste processo fisiológico das estão disponíveis em enorme quantidade em livros, sites, revistas e artigos, porém existem alguns fatores que podem influenciar na fotossíntese realizado pelos seres clorofilados. 

A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas que são seres autotróficos, ou seja, que produzem seu próprio alimento realiza um processo chamado fotossíntese que é a conversão de energia luminosa em energia química, onde é utilizado do CO2 do ambiente e é liberado o gás O2 para a atmosfera, porém Existem alguns protistas, bactérias e cianobacterias que são capazes de realizar esse processo, contudo há aspectos que são diferentes, como é o caso das bactérias, que não liberam oxigênio.

A fotossíntese realizada pode ser medida de acordo com a sua atividade fotossintética e é denominada taxa fotossintética, que se trata da capacidade da planta de realizar o processo fotossintético, porém esta taxa nas plantas é diretamente influenciada por alguns fatores e situações, que podem ser tanto intrínsecos quanto extrínsecos, segue abaixo os principais fatores limitantes da taxa fotossintética em plantas, os dois primeiros são os intrínsecos e o restante os extrínsecos.

Disponibilidade de pigmentos fotossintetizantes: Como a clorofila é a responsável principal pela captação da energia luminosa, a sua falta restringe a capacidade de captação da energia e a possibilidade de produzir matéria orgânica. A redução no numero destes pigmentos gera também a redução na capacidade de realização de fotossíntese.

Disponibilidade de enzimas e de cofatores: Todas as reações fotossintéticas envolvem a participação direta de enzimas e de co-fatores, como os aceptores de elétrons e também os citocromos. A sua quantidade deve ser ideal, para que a fotossíntese aconteça com sua intensidade máxima.

A concentração de CO2: Sem o CO2, a intensidade da fotossíntese é nula. Aumentando-se a concentração de CO2 a intensidade do processo também se eleva. Entretanto, essa elevação não é constante e ilimitada. Quando todo o sistema enzimático envolvido na captação do carbono estiver saturado, novos aumentos na concentração de CO2 não serão acompanhados por elevação na taxa fotossintética.

A Temperatura: A assimilação da luz pelas clorofilas, e pelos pigmentos acessórios, como os carotenóides, determina o espectro de ação da fotossíntese. Nota-se a excelente atividade fotossintética nas faixas do espectro correspondentes à luz violeta/azul e à luz vermelha, e a pouca atividade na faixa do verde.

Intensidade luminosa: Quando uma planta é colocada em completa obscuridade, ela não realiza fotossíntese. Aumentando-se a intensidade luminosa, a taxa da fotossíntese também aumenta. Todavia, a partir de um certo ponto, novos aumentos na intensidade de iluminação não são acompanhados por elevação na taxa da fotossíntese.

Referências bibliográficas:

http://exataevitae.blogspot.com.br/2011/06/fatores-limitantes-da-fotossintese.html

http://www.clickescolar.com.br/os-fatores-limitantes-da-fotossintese.htm

http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/fatores-limitantes-fotossintese.asp

http://importanciadafotossintese.blogspot.com.br/2013_10_01_archive.htm

http://b2biologia13.blogspot.com.br/2013/09/fatores-que-compoe-fotossintese.html

http://importanciadafotossintese.blogspot.com.br/2013_10_01_archive.html

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Luiz Roberto de Oliveira

por Luiz Roberto de Oliveira

Possuo graduação em licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Campos Gerais - FACICA, Cursando Técnico em Análises Clínicas pelo IF - Sul de Minas campus Muzambinho e também Pós-graduação em Educação especial e Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes - UCAM.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93