Bactérias contribuem significativamente para limpeza de derramamento de óleo

Estudos comprovam a eficácia dos microrganismos em áreas afetadas

17/10/2009

Os laboratórios da Coppe e do Instituto de Química da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), desenvolveram um produto para ajuda no combate dos poluentes deixados no mar, ocasionados por derramamento de óleo ou por rompimento de oleodutos em terra. O experimento conhecido tecnicamente por biossurfactante trata-se de um detergente biodegradável suficientemente capaz de remover as manchas de óleo.

De acordo com informações do coordenador da pesquisa, Cristiano Borges, o produto é de origem microbiana, obtido a partir de fontes renováveis de carbono, que pode ser usado para reduzir a contaminação e minimizar o impacto ao meio ambiente.

Segundo Carlos Rodrigo Lehn, tutor do Portal Educação diversos estudos comprovam a eficácia destes microrganismos quimiossintetizantes em áreas afetadas por derramamentos de óleo e outros produtos químicos.

O biossurfactante é feito por um processo de fermentação aeróbia das bactérias Pseudomonias sp, que alteram fontes de carbono no detergente biodegradável. Esta transformação natural acontece em razão aos biossurfarctantes se originarem de poços de petróleo.