Nível do mar pode subir de 7 a 82 centímetros até 2100, segundo pesquisa

Os cientistas relacionam a elevação do nível a mudanças climáticas

29/07/2009

Por meio de um artigo científico divulgado na revista “Nature Geoscience”, foi afirmado que o nível do mar pode subir em uma variação de 7 a 82 centímetros em até 2100. No artigo os cientistas relacionam a elevação do nível a mudanças climáticas. Os dados deste estudo foram feitos por um modelo matemático independente, porém praticamente concordam com as previsões feitas pelo painel do clima da ONU, IPCC.

O estudo realizado por Mark Siddall (Observatório da Terra Lamont Doherty, EUA), e colaboradores foi analisado decorrente as oscilações do nível médio do mar referente aos últimos 22 mil anos. Em uma aplicação menos complexa realizada pelo Painel da ONU, mostra que a média do nível do mar vai ficar entre 18 e 59 centímetros, esta alteração está vinculada a elevação dos termômetros do planeta, que vai variar de 1ºC a 6ºC.

Segundo o tutor do Portal Educação Carlos Rodrigo Lehn tem-se observado uma diminuição na camada de gelo da região polar, especialmente na região do ártico. “É bem provável que o derretimento das neves eternas provoque elevação no nível dos mares e oceanos, entretanto, ainda não sabemos ao certo o quanto será”, explica o tutor.