Peixe com duas cabeças aparece em rio da Austrália

A poluição com compostos químicos no ambiente, acaba promovendo mutações
A poluição com compostos químicos no ambiente, acaba promovendo mutações

Biologia

29/05/2009

Parece cena de filme, mas na Austrália, um rio no centro-oeste do país está aparecendo peixes com duas cabeças. Segundo especialistas, isto é causado pela contaminação por substâncias químicas introduzidas na água.

Moradores que vivem próximos ao rio Noosa, no estado australiano Queensland, disseram que a poluição tenha deformado milhões de larvas de peixes. Segundo eles, as substâncias seriam provenientes de uma fazenda de macadamias (tipo de fruto originário da Austrália), situada próximo ao local.

Um especialista declarou que ao menos meio milhão de larvas de peixes foram infectadas durante quatro desovas que ocorreram na área. Com isso, as larvas dos peixes sofreram uma mutação genética, ocasionando o nascimento com duas cabeças.

"O despejo descontrolado de compostos químicos sem qualquer forma de tratamento no ambiente, acaba promovendo mutações que podem promover um desequilíbrio muito grande nas cadeias alimentares", esclarece o biólogo e tutor do Portal Educação Carlos Lehn.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93