Ovogênese

Ovócito.
Ovócito.

Biologia

13/08/2015

A ovogênese é o processo de formação dos ovócitos II. Ela acontece nos ovários, onde se encontram os folículos ovarianos, constituídos pelas células germinativas (originam os ovócitos II) e pelas células foliculares (São responsáveis pela manutenção das células germinativas e pela produção dos hormônios sexuais femininos).

Nas mulheres, apenas um folículo ovariano entra em maturação a cada ciclo menstrual e, neste processo, os ovários se alternam, ou seja, a cada ciclo menstrual, a ovulação (Liberação de um ovócito II) acontece em um dos dois ovários.

A ovogênese é dividida em três períodos:

Período de Multiplicação

Do mesmo modo que na espermatogênese, nesse período as células germinativas sofrem várias mitoses consecutivas, aumentando em quantidade e originando as ovogônias.

Nos fetos femininos humanos, esse período termina por volta do final do primeiro trimestre da gestação. Portanto, ao nascer, uma menina já possui em seus ovários cerca de 400 mil folículos ovarianos. É uma quantidade limitada, ao contrário dos homens, que produzem espermatogônias durante quase toda a vida.


Período de Crescimento

As ovogônias dão início à primeira divisão meiótica, que é interrompida na prófase I. Elas sofrem um notável crescimento, com aumento do citoplasma e grande acumulação de substâncias nutritivas. Essa acumulação citoplasmática de nutrientes recebe o nome de vitelo e é responsável pela nutrição do embrião durante seu desenvolvimento.

Ao final do período de crescimento, as ovogônias se transformam em ovócitos primários (Também são chamados de ovócitos de primeira ordem ou ovócitos I).

Nas mulheres, essa fase dura até a puberdade, quando a menina inicia a sua maturidade sexual.


Período de Maturação


O período de maturação tem início quando a menina alcança a maturidade sexual, por volta de onze a quinze anos de idade.

Quando o ovócito primário completa a primeira divisão meiótica, ele origina duas células.

Uma das células é o ovócito secundário, também conhecido como ovócito de segunda ordem ou ovócito II, célula grande e rica em vitelo.

A outra célula é o primeiro corpúsculo polar (polócito I), que recebe pouco citoplasma e, na maioria das vezes, desintegra-se sem iniciar a segunda divisão meiótica.

O ovócito II sofre a segunda divisão meiótica que é interrompida na metáfase. Caso haja fecundação, a segunda divisão meiótica se completa dando origem ao óvulo e ao segundo corpúsculo polar (polócito II), que também se desintegra.

Na ovogênese a divisão meiótica é desigual, não se reparte igualmente o citoplasma entre as células-filhas (ovócito II e polócito I), permitindo que o ovócito II formado seja rico em substâncias nutritivas.

Na maioria dos mamíferos, a segunda divisão meiótica só ocorre com a fecundação. Por esse motivo, o verdadeiro gameta feminino é o ovócito II, pois é ele que se funde com o espermatozoide.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93