Tipos Especiais de Reprodução Sexuada

A reprodução sexuada pode apresentar algumas variações.
A reprodução sexuada pode apresentar algumas variações.

Biologia

13/08/2015

Agora vamos aprender os tipos especiais de reprodução sexuada!

De acordo com os padrões comuns, a reprodução sexuada pode apresentar algumas variações, que são: partenogênese, pedogênese, neotenia e poliembrionia.

Partenogênese

A partenogênese consiste no desenvolvimento de um novo organismo a partir de um óvulo não fecundado.

Esse fenômeno é comum em alguns invertebrados, como insetos (Abelhas, vespas, pulgões e formigas) vermes e escorpiões. Entre os vertebrados podemos citar os lagartos.

É chamada de partenogênese artificial quando induzida em laboratórios através de tratamentos especiais que são aplicados ao óvulo, como as picadas com agulha, agitação, tratamento químico, entre outros.

A partenogênese pode ser diploide (2n ou haploide) (n Quando é diploide) os óvulos são originados por mitose ao invés de meiose ou são ovogônias que ainda não iniciaram a divisão meiótica.

Durante o verão, as fêmeas de pulgões produzem gerações de fêmeas sem asas, por partenogênese diploide, aumentando a população sem a necessidade de machos.

Quando a partenogênese é haploide, os óvulos são originados por meiose e se desenvolvem partenogeneticamente.

Durante o verão, as fêmeas de pulgões produzem gerações de fêmeas sem asas, por partenogênese diploide, aumentando a população sem a necessidade de machos.

A partenogênese é facultativa em insetos como as abelhas, nem todos os óvulos se desenvolvem partenogeneticamente. Se isso ocorresse, todos os indivíduos gerados seriam haploides. Vários óvulos são fecundados normalmente.

Na colmeia, a única fêmea fértil é a rainha. Ela é inseminada uma única vez por um ou mais zangões durante o voo nupcial.

Os espermatozoides ficam armazenados em um depósito de esperma chamado receptáculo seminal. Quando os óvulos são liberados, eles são inseminados formando indivíduos diploides (Operárias e novas rainhas) e Haploides. (Zangões) As operárias são fêmeas estéreis, enquanto que as novas rainhas são fêmeas férteis.

De acordo com o sexo dos organismos gerados, a partenogênese pode ser de três tipos:

1 Partenogênese arrenótoca: origina apenas machos como abelhas (zangões)

2 Partenogênese telítoca: origina apenas fêmeas, por exemplo, afídeos (pulgões).

3 Partenogênese deuterótoca: origina machos e fêmeas como afídeos (pulgões).

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93