Os neurônios também estão relacionados com algumas funções nobres.
Biologia
05/08/2015
Estruturalmente, os neurônios são células alongadas formadas por corpo celular, dendritos, axônio e terminal axonal.
Corpo Celular
É a parte do neurônio onde se localizam o núcleo, o citoplasma e o citoesqueleto. No citoplasma do neurônio existem corpúsculos de Nissl que são retículos endoplasmáticos rugosos, responsáveis pela síntese de proteínas.
Os corpos celulares possuem como principal função a produção de neurotransmissores e estão geralmente localizados em algumas áreas restritas do sistema nervoso, que constituem o sistema nervoso central (SNC), ou ainda, próximos da coluna vertebral, nos gânglios nervosos.
Dendritos
São prolongamentos citoplasmáticos curtos e numerosos, bastante ramificados, responsáveis pela captação e condução dos impulsos nervosos para o corpo celular.
Axônio
O axônio é um prolongamento longo, responsável pela condução do impulso nervoso até o terminal axonal. Ele é envolvido por uma das seguintes células: célula de Schwann (encontrada apenas no SNP) ou oligodendrócito (encontrado apenas no SNC).
Essas células envoltórias do axônio podem estar dispostas de duas maneiras: várias camadas concêntricas ou única camada de células em paralelo, formando os neurônios amielínicos.
Várias camadas concêntricas
Aqui, as células envoltórias aparecem formando várias camadas ao redor do axônio, formando a bainha de mielina que formam os neurônios mielínicos
A bainha de mielina é uma estrutura de constituição lipoproteica (lipídios e proteínas), que serve como isolante elétrico e acelera a condução do impulso nervoso. No SNC, a bainha é formada por oligodendrócitos. Já no sistema nervoso periférico (SNP), a bainha de mielina é formada pelas células de Schwann, recebendo o nome de bainha de Schwann ou Neurilema.
A bainha de mielina envolve o axônio de maneira descontínua. As regiões de descontinuidade resultam em uma constrição, chamada nódulo de Ranvier. Os nódulos de Ranvier aceleram a condução do impulso nervoso. Neurônios mielínicos conduzem impulsos nervosos saltatórios em maior velocidade.
Única camada de células em paralelo
Aqui, as células envoltórias envolvem o axônio formando uma única camada em paralelo. Não há formação de bainha de mielina, constituindo os neurônios amielínicos.
Os neurônios amielínicos conduzem impulsos, de forma contínua e com menor velocidade. Existem doenças que causam a destruição da bainha de mielina. Uma das mais conhecidas é a esclerose múltipla.
Terminal Axonal
O terminal axonal é a região ramificada do axônio que entra em contato com outros neurônios ou células, passando o impulso nervoso através da sinapse. Os neurônios são células especializadas em receber e transmitir impulsos nervosos. Eles possuem duas propriedades fundamentais:
• Excitabilidade: Também denominada irritabilidade, é a propriedade que permite ao neurônio responder a estímulos internos ou externos. A resposta emitida pelos neurônios é chamada impulso nervoso.
• Condutibilidade: Propriedade que permite ao neurônio conduzir por toda sua extensão, em grande velocidade e em um curto espaço de tempo, o impulso nervoso.
Os neurônios também estão relacionados com algumas funções nobres, como o raciocínio, a memória e as emoções.
Classificação dos Neurônios
Os neurônios podem ser classificados quanto a sua morfologia e de acordo com a sua função e a localização. Veja abaixo.
Morfologia
Quanto à morfologia, os neurônios podem ser classificados em três tipos:
Multipolares: Neurônio com muitos dendritos e um axônio partindo do centro celular. São os mais comuns.
Bipolares: Neurônio com um dendrito e um axônio partindo do centro celular. São encontrados na retina, na mucosa olfativa e nos gânglios coclear e vestibular.
Pseudounipolar: Neurônio com dois axônios, ambos partem do corpo celular, porém, um vai até a medula espinhal, enquanto outro vai em direção aos receptores sensoriais da pele ou músculo. São encontrados nos gânglios espinhais.
Função e Localização
Quanto à função e a localização, os neurônios podem ser classificados em três tipos:
Sensitivos: Também conhecidos como receptores ou aferentes, são os neurônios que captam estímulos e os levam até o Sistema Nervoso Central. Neste neurônio, em um dos lados do axônio, estão os sensores que captam os estímulos e, do outro, os dendritos. O corpo celular está localizado no meio do axônio, assumindo um pouco o aspecto de um balão.
Conectores: Também conhecidos como associativos ou interneurônios, são neurônios que transmitem o impulso nervoso dos neurônios sensitivos para os neurônios motores. Neste neurônio, o axônio se apresenta bastante reduzido, estando o corpo celular e os dendritos ligados à região terminal.
Motores: Também conhecidos como eferentes, são responsáveis pela transmissão da resposta gerada no SNC até o órgão efetor, para que este realize a ação ordenada pelo encéfalo ou pela medula espinhal. Esse tipo de neurônio apresenta a estrutura que estamos habituados a ver nas gravuras.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93