O que são Células da Glia?

Os astrócitos são as maiores células da glia.
Os astrócitos são as maiores células da glia.

Biologia

05/08/2015

As células da glia ou gliócitos são células que, junto com os neurônios, constituem o sistema nervoso. Apresentam-se menores e em maior número que os neurônios e possuem diferentes formas e funções. São responsáveis pela sustentação, proteção e nutrição dos neurônios. Além disso, agem isolando os neurônios uns dos outros, evitando, assim, interferências na condução do impulso nervoso. Elas ainda regulam a composição química dos líquidos intercelulares, removem excretas e fagocitam restos celulares do sistema nervoso.

Alguns tipos comuns de células da glia são: os astrócitos, micróglias, oligodendrócitos, células de Schwann e células ependimárias. Veremos cada uma delas separadamente abaixo.

Astrócitos

Os astrócitos são as maiores células da glia. Apresentam longos e numerosos prolongamentos, adquirindo forma de estrela.

Realizam o transporte de nutrientes para os neurônios e agem como tecido cicatrizante em áreas danificadas do SNC.


Micróglias

As micróglias são células pequenas da glia, apresentam corpo celular alongado e prolongamentos com espículas.

Possuem alto poder fagocitário, representando uma variedade de macrófagos que atuam na defesa do sistema nervoso. Fagocitam corpos estranhos e restos celulares.


Oligodendrócitos

Os oligodendrócitos são células pequenas da glia. São semelhantes aos astrócitos, porém se apresentam menores e com menos prolongamentos.

Atuam na produção e manutenção da mielina de neurônios do SNC.


Células de Schwann


As células de Schwann são responsáveis pela produção da mielina de neurônios do SNP. Ela envolve um segmento do axônio, enrolando-se envolta deste e em torno de si mesma, adquirindo aspecto de "fatia de cebola". O corpo e as organelas celulares ficam restritos à periferia da célula.

Atuam isolando eletricamente os neurônios, permitindo a rápida propagação de impulsos nervosos.


Células Ependimárias

São células em forma de cubo ou coluna que constituem a neuróglia epitelial. Apresentam um arranjo epitelial, revestindo as cavidades do encéfalo e da medula espinhal e são responsáveis pela produção do liquor.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93