O Colesterol

O colesterol é um lipídio característico dos tecidos animais
O colesterol é um lipídio característico dos tecidos animais

Biologia

04/06/2015

O colesterol é um lipídio característico dos tecidos animais. Os tecidos vegetais sintetizam fitoesteróis, como β-sitoesterol, ergoesterol e estigmaesterol.


A síntese de colesterol ocorre em todas as células animais, mas é o fígado o principal produtor de colesterol.


Na alimentação humana o colesterol encontra-se principalmente solubilizado nas gorduras animais, sendo que os principais alimentos identificados como fontes de colesterol são os ovos, os produtos lácteos integrais e as carnes vermelhas.


Além de constituir um componente importante das membranas celulares, conferindo fluidez às membranas dos tecidos animais, o colesterol é também o precursor dos hormônios esteroides, dos ácidos biliares e da vitamina D.


Devido à sua natureza hidrofóbica, o colesterol não consegue ser transportado livremente no sangue, necessitando para isso das lipoproteínas presentes no plasma.


As lipoproteínas classificam-se, de acordo com a sua densidade crescente, em quilomícrons, lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL), lipoproteínas de densidade intermediaria (IDL), lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e lipoproteínas de densidade elevada (HDL).



Os níveis elevados de colesterol na circulação sanguínea estão geralmente associados às doenças cardiovasculares. O aumento das LDLs no sangue pode levar à aterosclerose.


A aterosclerose é uma lesão patológica que se caracteriza pela formação de placas de colesterol, também designadas por placas ateroscleróticas, nas artérias. Essas placas dificultam a circulação sanguínea, causando doenças cardiovasculares.
A hipercolesterolemia familiar é uma doença que se caracteriza por uma deficiência no gene responsável pela síntese dos receptores LDL, o que faz com que estes não sejam sintetizados ou existam em pouca quantidade, resultando na diminuição da ligação das LDL aos receptores, aumentando os níveis destas lipoproteínas no sangue.




REFERÊNCIA:

SOUSA, L. M.F. Estudo do Efeito do Chá (Camellia Sinensis) no Conteúdo em Colesterol dos Ovos. 2011, 90f. Mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar Departamento de Ciências Agrárias Universidade dos Açores, 2011.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Walisson Junio Martins da Silva

por Walisson Junio Martins da Silva

Mestre em Alimentos e Nutrição-Unesp. Especialista em Qualidade de Vida e Gerontologia. Graduado em Bacharelado em Bioquímica. Licenciado em Ciências Biológicas e em Química.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93