Procedimentos Para A Criação De Abelhas

É preciso que os ninhos de meliponíneos fiquem protegidos contra as intempéries.
É preciso que os ninhos de meliponíneos fiquem protegidos contra as intempéries.

Biologia

14/05/2015

Na apicultura, é preciso que os ninhos de meliponíneos fiquem protegidos contra as intempéries, como chuva, sol e ventos. Tais abrigos podem ser:

Individuais: Recomendados para espécies mais agressivas.

Comunitários: Recomendados para espécies menos agressivas.

As caixas que irão ser a casa das abelhas devem ser de madeira, secas, muito bem protegidas, resistentes a outros insetos nocivos e não muito pesadas. Recomenda-se usar o cedro e o mogno para fabricar as caixas, ou ainda o louro-vermelho, marupá, louro-faia, etc.

O mel é uma das principais fontes de alimentação das abelhas. Portanto, o apicultor deve saber que, sem seu alimento, as abelhas não conseguirão produzir mais mel.

O apicultor deve ter consciência que é preciso criar condições para que o mel seja produzido em tal volume que apenas o excedente seja aproveitado por ele de forma comercial. Uma colmeia bem cuidada pode produzir de 10 a 30 kg de mel por ano.

Por isso, é preciso manter um ambiente saudável e propício para que as abelhas consigam realizar a produção de forma adequada.

Por exemplo, durante o inverno, é normal a produção de mel sofrer uma queda, por isso, o apicultor deve estar preparado para suprir as deficiências de alimentos das abelhas com xarope de açúcar ou reservas de mel que guardou durante a temporada.

Práticas de Apiário

O apicultor deve conhecer bem o meio em que as abelhas vivem e precisa saber botânica para escolher as melhores plantas e flores que propiciem um aumento na produção de mel.

Precisa conhecer as regras para montar um apiário, uma vez que em certos momentos deverá optar sobre o tipo de abrigo e os cuidados contra insetos e animais nocivos às abelhas.

Da mesma forma, o apicultor deve cuidar do espaço onde está localizado o apiário, deixando, por exemplo, a grama bem cortada para evitar que formigas possam alcançar os abrigos. As colmeias devem possuir telhados e uma determinada inclinação para evitar que a água da chuva se acumule sobre a estrutura.

É preciso adotar todos os cuidados para que pessoas desavisadas não acessem o apiário e corram o risco de um ataque. Assim, o apicultor deve providenciar placas de alerta sobre a área em questão.

• Para poder vender mel sem restrições, o apicultor deve se cadastrar na Confederação Brasileira de Apicultura, possibilitando que seu mel seja atestado e regularizado.
• É importante escolher o tipo de abelha que deseja criar, uma vez que cada espécie possui características próprias.

• Esteja sempre atento à caixa da colmeia de forma a apurar se existem problemas de entrada e saída das abelhas campeiras.

• Ao manusear o ninho, faça sempre movimentos leves e amenos.

• Não use qualquer tipo de agrotóxico ao produzir mel orgânico em nenhuma lavoura com pelo menos 3 km do apiário.

• No lugar onde o apiário for construído deve haver uma fonte de água ou bebedouro.

• Evite a instalação em lugares úmidos e com água parada.


Criação de abelhas

Obter enxames


Para começar o trabalho de apicultura é preciso inicialmente ter as abelhas, pois sem elas, como sabemos, o apicultor não terá sucesso. Para conseguir seu grupo de abelhas é preciso realizar a iscagem de colmeias em florestas ou campos.

Para atraí-las, uma maneira que apresenta bons resultados é fazer utilização de cera alveolada com alguma substância que tem o poder de atraí-las, como erva cidreira, por exemplo.

Uma outra maneira de conseguir seu enxame, mas que pode causar danos à colmeia, é capturá-lo nas árvores ou outros locais em que estejam organizados.

Por fim, se não quiser ter tanto trabalho ou não estiver preparado para enfrentar um ataque, é possível adquirir os enxames diretamente de fornecedores que atuem nesse ramo.

Tais fornecedores devem ser de suma confiança. Um enxame bom deve possuir ao menos cinco quadros com muitas abelhas, a rainha, favos com alimento e crias que indiquem uma rainha fértil.


Estrutura dos Apiários

Um apiário pequeno, mas que já permite uma boa produção, deve ter em torno de 20 colmeias. As colmeias devem ter certa distância umas das outras. O mais indicado é que tenham 3 a 5 metros (entre fundos), de 0,50 a 1 metro nas laterais e cerca de 0,50 m do solo, sempre apoiadas por cavaletes.


Reforço alimentar

Podem ocorrer períodos em que as abelhas reduzem sua produção de mel e, consequentemente, não conseguem se alimentar de maneira adequada. Nesses casos, o apicultor, se não tiver uma reserva de mel para suprir tal necessidade, precisa reforçar a alimentação com um alimento artificial. Ou seja, vai garantir a alimentação das abelhas com um xarope composto por água e açúcar.

Esse xarope não fica disponível por prazo indeterminado. Para manter a saúde da colmeia, deve ficar à disposição das abelhas por no máximo 60 dias, sendo trocado a cada três dias.


Multiplicação

Após o primeiro passo de criar abelhas e formar o apiário, é preciso multiplicar as colmeias e formar mais enxames a fim de que a produção cresça.


Retirando o mel

Depois de montado e organizado, o apiário começa a trazer os resultados, ou seja, é preciso realizar a colheita do mel. Dentre todas as maneiras de colher o mel, a mais eficiente é a que utiliza a centrifugação com base.

As melgueiras com quadros lotados de mel são retiradas da colmeia e levadas a um lugar seco e limpo. Neste local, os quadros serão colocados em centrífugas para que o mel seja retirado em sua totalidade dos favos.


Armazenagem

O produto obtido da centrifugação deve passar pelo processo de decantação, ou seja, o mel é deixado em um local para que as misturas se separem e possa ser envasado apenas o mel com um maior índice de pureza.


A própolis

A própolis só será produzida se a região do apiário possuir árvores que produzam resina. A própolis é utilizada pelas abelhas para manter a colmeia vedada e limpa. Dessa forma, a maneira mais utilizada para conseguir um volume de própolis para venda e consumo é cortar uma tela do tamanho da colmeia e colocá-la sob a tampa de forma a forçar as abelhas a preencherem essa tela para vedar novamente a colmeia. Em pouco tempo, essa tela estará impregnada de própolis.

Como se trata de um produto muito pegajoso, o apicultor, ao retirar a tela, deve ensacá-la de forma que, durante o transporte, não haja risco de contaminações com poeiras ou outros produtos. Para ser removida das telas, a melhor opção é deixá-la no congelador por certo tempo até adquirir uma consistência para ser retirada inteira.


Comercialização


A comercialização pode ser feita de várias maneiras. Saiba que o mel hoje está presente em vários lugares e pode ser usado tanto na merenda escolar quanto em cestas básicas ou em menus de restaurantes.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93