O que é o biocombustível?

O etanol é o biocombustível mais utilizado.
O etanol é o biocombustível mais utilizado.

Biologia

08/04/2015

O biocombustível é todo combustível produzido de fontes renováveis da biomassa ou são combustíveis renováveis derivados de matéria-prima biológica e inclui o etanol, o biodiesel, o biogás (metano).

O etanol é o biocombustível mais utilizado, cuja produção é a que mais cresce no mundo, com um aumento de 4,4 bilhões de barris em 1980 para 46,2 bilhões de barris em 2005. Ele é produzido principalmente por meio da cana de açúcar (Brasil) e milho (EUA). Os maiores produtores mundiais de etanol são Estados Unidos, (16,1 bilhões de barris Brasil) 16 bilhões de barris. E China (3,8 bilhões de barris).

O biogás é obtido a partir de reações anaeróbicas (sem oxigênio) da matéria orgânica existente no lixo, que é recolhido nas cidades e depositado nos aterros sanitários energéticos. Ele tem sido utilizado para gerar gás combustível de uso doméstico ou como combustível de veículos, solucionando assim um sério problema, especialmente para as metrópoles: a destinação do lixo.

O biodiesel é um combustível renovável produzido a partir de plantas (óleos vegetais, como óleo de girassol ou soja) ou de animais (gordura animal). É utilizado nos carros ou caminhões que têm motores a diesel.

Biodegradável, não tóxico e praticamente livre de enxofre e aromáticos, é considerado um combustível limpo e ecológico. Como se trata de uma energia limpa, a sua utilização num motor diesel resulta, quando comparado com a queima do diesel mineral, em uma redução substancial de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos não queimados.

O biodiesel produz uma redução das principais emissões associadas ao derivado de petróleo, como a gasolina. As emissões de gases do efeito estufa associadas ao biodiesel têm sido estudadas atualmente com a utilização do colza e da soja como matérias-primas, e ésteres metílicos, como o B10 e B20.

Os resultados no biodiesel puro (B100) indicam reduções de 40% a 60% das emissões. Se comparado ao combustível fóssil, o biodiesel tem um custo mais elevado na Europa e nos EUA. O uso dos biocombustíveis pode levar a uma redução das emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE), mas há questionamentos quanto aos possíveis danos ambientais. A produção dos biocombustíveis deverá levar a grandes alterações nos padrões de uso do solo, com a conversão de áreas não plantadas, como florestas e cerrados, em área de cultivo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93