Peptídeos Bioativos e hipertensão arterial

03/03/2015

Evidências científicas mostram que além da terapia farmacológica, os fatores nutricionais desempenham um papel significativo na prevenção e tratamento da hipertensão, sendo assim, são crescentes os esforços da ciência para a produção de alimentos funcionais com atividade anti-hipertensiva que, associados a mudanças na dieta e estilo de vida, afetam positivamente a pressão arterial do indivíduo (JÄKÄLÄ; VAPAATALO, 2010).

É sabido que muitas proteínas alimentares apresentam, criptografados dentro de sua estrutura primária, sequências de peptídeos que são liberados após proteólise enzimática “in vivo” ou “in vitro” durante a digestão gastrointestinal ou o processamento do alimento e modulam funções fisiológicas específicas. Neste contexto, o termo peptídeos bioativos refere-se aos diferentes peptídeos que variam em tamanho de 2 a 50 resíduos de aminoácidos e apresentam funções biológicas ou efeitos fisiológicos diversos, tais como, anti-hipertensiva, antioxidante, imunomoduladora, antimicrobiana, antitrombótica, prebiótica, opioides, entre outras (DIAS, 2010). Esses peptídeos são derivados a partir de um grande número de proteínas de origem bacteriana, vegetal e animal, tais como leite, soja, frango, peixe e seus derivados (WANG; MEJIA, 2005; HARTMANN; MEISEL, 2007).

Dentre os peptídeos bioativos derivados de proteínas de origem animal, os peptídeos inibidores da ECA tem sido extensivamente estudados e os resultados apontam que são significativamente eficazes em suprimir ou reduzir o desenvolvimento da hipertensão arterial em ratos espontaneamente hipertensos (SHR) e em pacientes humanos hipertensos (SAIGA et al., 2003; HONG et al., 2008). Fujita, Yokoyama e Yoshikawa (2000) reportaram em sua revisão que a partir do tratamento de proteínas do músculo de frangos com termolisina é possível obter peptídeos inibidores da ECA (Leu-Lys-Ala, Leu-Lys-Pro, Leu-Ala-Pro, Phe-Gln-Lys-Pro-Lys-Arg, Ile-Val-Gly-Arg-Arg-Arg-His-Gln-Gly, Phe-Lys-Gly-Arg-Tyr-Tyr-Pro, Ile-Lys-Trp). Saiga et al. (2003) e Terashima et al. (2010) também obtiveram resultados hipotensores significativos utilizando peptídeos inibidores da ECA extraídos de proteínas do músculo ou osso de frangos em seus experimentos. A força desses peptídeos foi avaliada pelo valor de IC50 e verificou-se que, enquanto o captopril apresenta valor IC50 na ordem de 0,022 μM, os peptídeos derivados de proteínas alimentares mostram valor de IC50 variando entre 0,1 μM a algumas centenas de micromolares dependendo de suas sequências de aminoácidos (TERASHIMA et al., 2010).

Referências

JÄKÄLÄ, P.; VAPAATALO, H. Antihypertensive Peptides from Milk Proteins. Pharmaceuticals, Basel, v. 3, n. 1, p. 251-272, Jan. 2010.

DIAS, G. M. P. Avaliação do perfil dos peptídeos bioativos do queijo coalho fresco produzidos no município de cachoeirinha – PE. 2010. 53fls. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2010.

WANG, W., MEJIA, E. G. A new frontier in soy bioactive peptides that may prevent age-related chronic diseases. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety, Malden, v. 4, n. 4, p. 63-78, Oct. 2005.

HARTMANN, R., MEISEL, H. Food-derived peptides with biological activity: from research to food applications. Current Opinion in Biotechnology, London, v. 18, n. 2, p. 1-7, Apr. 2007.

SAIGA, A.; OKUMURA, T.; MAKIHARA, T.; KATSUTA, S.; SHIMIZU, T.; YAMADA, R.; NISHIMURA, T. Angiotensin I-converting enzyme inhibitory peptides in a hydrolyzed chicken breast muscle extract. Journal of Food and Agricultural Chemistry, Washington, v.51, n.6, 1741-1745, Mar. 2003

HONG, F.; MING, L.; YI, S.; ZHANXIA, L.; YONG-QUAN, W.; CHI. L. The antihypertensive effect of peptides: a novel alternative to drugs?. Peptides, New York, v. 29, n. 6, p. 1062–1071. June 2008

FUJITA, H. I.; YOKOYAMA, K. E.; YOSHIKAWA, M. Classification and Antihypertensive Activity of Angiotensin I-Converting Enzyme Inhibitory Peptides Derived from Food Proteins. Journal of Food Science, Champaign, v. 65, n. 4, p. 564–569, May 2000

TERASHIMA, M.; BABA, T.; IKEMOTO, N.; KATAYAMA, M.; MORIMOTO, T.; MATSUMURA, S. Novel angiotensin-converting enzyme (ACE) inhibitory peptides derived from boneless chicken leg meat. Journal of Agricultural and Food Chemistry, Washington, v. 58, n. 12, p. 7432–7436, June 2010.

Thiago Santos Araújo