Como afirma Van, as reações colorimétricas são às que ocorre formação de produtos coloridos. Na faixa visível ao espectro eletromagnético radiante que se dá entre 400 a 680 nanômetros, mede-se a energia radiante transmitida e ou absorvida na solução. E segundo Santos, a lei de Lambert-Beer afirma que “A absorbância é diretamente proporcional a concentração da solução de amostra.”
De acordo com Martinez o espectrofotômetro foi inventado por Arnold O. Beckman um químico americano, em 1940. Este aparelho é grandemente utilizado em laboratórios sendo aplicado em várias áreas, tais como a química, física, bioquímica e a biologia molecular. Sua função é identificar e determinar a concentração de substâncias, que absorvem energia radiante, em um solvente.
Segundo o site Especialista 24, o exame de glicemia utiliza da técnica colorimétrica, sendo importante no diagnóstico de diabetes, e no controlo do seu tratamento. A coleta do sangue deve ocorre em jejum, mínimo de 8 horas. Os valores abaixo de 100 mg/dl são considerados normais, entre 100 e 125 mg/dl já são considerados indicador de pré-diabetes, e acima de 125 mg/dl, é considerado diabetes.
Como afirma a Bioclin (2012) a coleta do sangue deve ser com anticoagulante fluoretado, a amostra deve se centrifugada por cinco minutos a duas mil rotações por minuto, para a obtenção do plasma para analise. Então 1ml do branco, 10 microlitros (ul) de padrão e 1ml de reagente de cor, e por fim 10ul da amostra e 1ml do reagente de cor são colocados no banho Maria a 37 graus por cinco minutos.
Inicialmente se faz a calibração do espectrofotômetro com o branco que é 1 ml do reagente de cor, depois a leitura da absorvância do padrão que contém 100mg/dl de glicose, desta forma é comprovada a funcionalidade do aparelho.
Utilizando 1 ml de reagente de cor e 10 microlitros da amostra se faz a leitura da absorvância para determinar a quantidade de glicose presente no plasma (BIOCLIN. 2012).
Partindo deste mesmo método variando apenas as quantidades e os reagentes de cada quite e empresa, são realizadas as Dosagens de colesterol, de HDL, de ureia e creatinina, entre outros exames bioquímicos laboratoriais.
REFERÊNCIAS
MARTINEZ, M. Espectrofotômetro. Disponível em: <http://www.infoescola.com/materiais-de-laboratorio/espectrofotometro/>. Acesso em 15 de fevereiro de 2015.
VAN, V. Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clinico. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA29gAK/garantia-controle-qualidade-no-laboratorio-clinico?part=5#>. Acesso em 15 de fevereiro de 2015.
SANTOS, L. R. D. Espectrofotometria. Disponível em: <http://www.infoescola.com/quimica/espectrofotometria/>. Acesso em 16 de fevereiro de 2015.
ESPECIALISTA 24. Exames de sangue: exames laboratoriais mais comuns. Disponível em: <http://www.especialista24.com/exames-de-sangue-testes-laboratoriais-mais-comuns/>. Acesso em 16 de fevereiro de 2015.
BIOCLIN. Glucose Monoreagente. Mai. 2012. Disponível em: <http://www.bioclin.com.br/sitebioclin/wordpress/wp-content/uploads/arquivos/pops/POP_GLICOSE_MONOREAGENTE.doc>. acesso em 16 de fevereiro de 2015.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Bhruna Kamilla dos Santos
Graduanda em Biomedicina pela FAG/IESC, com estágio extracurricular em análise clínica, monitora prática e teórica, mais de 500 horas em cursos de extensão na área biomédica.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93