Carboidratos

O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro

11/10/2014

Os carboidratos, também chamados de açúcares, são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, tendo por função orgânica a cetona e o aldeído, e por ligação covalente à glicosídica. E estas biomoléculas são as mais abundantes na natureza. Constituem a principal fonte de energia para os seres vivos e estão presentes em diversos tipos de alimentos. Além de terem função energética, exercem função estrutural na membrana celular de seres eucariontes que é lipoproteica, e sob a forma de ribose e desoxirribose faz parte do núcleo celular, também atuando como o esqueleto de células vegetais estando na forma de celulose e quitina, que são as principais constituintes da parede celular das plantas. A celulose em combinação com lignina, hemicelulose e pectina não é digerível pelo homem, constituindo uma fibra dietética.

Assim sendo os carboidratos são fontes e reservas de energia, e matéria-prima para a biossíntese de outras biomoléculas, sendo também o principal produto da fotossíntese que é o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico os transformando em energia química, produzindo glicídios. E é desses glicídios que todos os outros seres vivos dependem para sobreviver. Os animais obtém esta energia se alimentando de vegetais ou de consumidores primários. Ela é o principal combustível utilizado pelas células no processo respiratório a partir do qual se obtém energia para ser gasta no trabalho celular.

Os carboidratos são classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos, e estão abaixo relacionados.
Os monossacarídeos também chamados açúcares simples. De acordo com o número de átomos de carbono, podem ser classificadas em trioses, tetroses, pentoses e hexoses. São os carboidratos mais simples, dos quais derivam todas as outras classes. Alguns exemplos de monossacarídeos são a ribose; xilose; glicose (fórmula química C6H12O6); galactose; frutose.

Os dissacarídeos resultam da união de dois monossacarídeos. A reação de formação de um dissacarídeo é uma síntese por desidratação: um dos monossacarídeos perde o hidrogênio, e o outro perde uma hidroxila e eles se unem por meio de uma ligação glicosídica, originando o dissacarídeo; simultaneamente, o hidrogênio e a hidroxila também se unem, produzindo uma molécula de água. Como exemplos bastantes conhecidos se tem a sacarose que é a união da glicose mais a frutose, também se observa a lactose que é feita pela ligação entre glicose e galactose; e a maltose que é a junção de duas moléculas de glicose.

Os polissacarídeos são moléculas relativamente grandes, formadas pela união de numerosas moléculas de monossacarídeos. Os principais são: o amido que é o polissacarídeo de reserva da célula vegetal, e o glicogênio que tem função de reserva de energia na célula animal, alguns alimentos ricos em carboidratos complexos são cereais integrais, lentilhas, grão de bico e centeio. Já a celulose é o carboidrato mais abundante na natureza, possui função estrutural na célula vegetal, como um componente importante da parede celular. Semelhante ao amido e ao glicogênio em composição, a celulose também é um polímero de glicose, mas formada um tipo de ligação glicosídica que confere à molécula uma estrutura espacial muito linear, que forma fibras insolúveis em água e não digeríveis pelo ser humano.

Na biosfera, há provavelmente mais carboidratos do que todas as outras matérias orgânicas juntas, graças à grande abundância, no reino vegetal, de dois polímeros da d-glucose o amido e a celulose.

O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso. O corpo armazena carboidratos em três lugares: fígado (300 a 400g), músculo (glicogênio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, por isso se a dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular.

O glicogênio é a forma do carboidrato que fica armazenado no fígado e nos músculos e quando o corpo necessita de energia, esse glicogênio é hidrolisado em moléculas de glicose, que são carboidratos mais simples, com apenas seis átomos de carbono. O glicogênio é resultado da união de milhares de moléculas de glicose, assim como a celulose.

Os carboidratos são substâncias extremamente importantes para a vida, e sua principal fonte são os vegetais, que os produzem pelo processo da fotossíntese. Sua principal função é fornecer energia que pode ser aproveitada mais facilmente pelo organismo. A ausência de carboidratos em nosso corpo pode levar a doenças sérias, pois causa alterações em nosso metabolismo.

REFERÊNCIAS

Carboidratos. Disponível em: <http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/carboidratos.htm>. Acesso em: 13 de maio de 2014, às 11 horas e 40 minutos.

ARAGUAIA, Mariana. Carboidratos. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/biologia/carboidratos.htm>. Acesso em: 13 de maio de 2014, às 12 horas e 40 minutos.

ZANIN, Tatiana. Alimentos ricos em carboidratos. Disponível em: <http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-carboidratos/>. Acesso em: 13 de maio de 2014, às 13 horas e 10 minutos.

FOGAÇA, Jennifer. Carboidratos. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/quimica/carboidratos-ou-glicidios.htm>. Acesso em: 16 de maio de 2014, às 15 horas.

Bhruna Kamilla dos Santos

por Bhruna Kamilla dos Santos

Graduanda em Biomedicina pela FAG/IESC, com estágio extracurricular em análise clínica, monitora prática e teórica, mais de 500 horas em cursos de extensão na área biomédica.