Genética: de Mendel a Dolly

Dolly é o que a ciência chama de clone
Dolly é o que a ciência chama de clone

Biologia

21/03/2014

A Genética, do grego genetikós, trata-se de um ramo da Biologia que estuda a hereditariedade, estuda, também, suas causas e os mecanismos e leis da sua evolução.

Os primeiros trabalhos realmente importantes para o maior esclarecimento no campo da Genética foram realizados na Áustria, em 1866, por um monge chamado Gregor Mendel.

Por muito tempo, Mendel cultivou ervilha (Pisum sativum) e verificou, cuidadosamente, os descendentes de cada cruzamento. A ervilha trata-se de uma planta de fácil cultivo, que apresenta gerações curtas, o que possibilita analisar maior número de gerações em um intervalo de tempo relativamente curto.

Desde Mendel até os dias atuais a Genética evoluiu muito. O caso mais conhecido da atuação da genética nas últimas décadas é a clonagem da ovelha Dolly. Dolly, a ovelha escocesa de cuja concepção extraordinária o mundo tomou conhecimento, não tem pai nem mãe. Ela tem apenas origem biológica. Mais exatamente é uma criação intelectual de Ian Wilmut, até então com 52 anos, embriologista do Instituto Roslin, instituição de pesquisa agropecuária nos arredores de Edimburgo, capital da Escócia, que até então vivia num tranquilo anonimato.

Dolly é o que a ciência chama de clone, palavra de origem grega que significa broto. Clone é a cópia idêntica de outro ser vivo, produzida artificial e assexuadamente.

A “receita” para “construir” um mamífero é extremamente simples. Os cientistas escoceses fundiram um óvulo não fecundado, de onde haviam retirado o “miolo genético”, com uma célula doada pela ovelha que queriam copiar. Depois, implantaram o resultado da fusão no útero de uma terceira ovelha, onde Dolly foi gestada.

Realmente, muitas coisas evoluíram no campo da Genética desde as primeiras experiências do monge Mendel, no mosteiro austríaco.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Fábio Alves Rezende

por Fábio Alves Rezende

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, em 2006, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Curso de curta duração em Pteridófitas, em 2013, pelo Portal Educação (e), com duração de 60 horas. Curso de curta duração em Morfologia Vegetal, em 2013, pelo Portal Educação (e), com duração de 60 horas.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93