O petróleo é um dos recursos minerais mais importantes do mundo e que está com os dias contados. Mesmo não sendo a única fonte de energia, os países estão muito preocupados pelo fato deste mineral manter o desenvolvimento econômico dos países e de oferecer qualidade de vida para as pessoas. Diante desta limitação, que foram estudadas e criadas às fontes de energia alternativas tais como:
Óleos Vegetais e Álcool:
O Álcool pode ser retirado de vários vegetais, entre eles o eucalipto, cana, mandioca, batata entre outros. E pode ser utilizados de várias formas, mas possui um grande destaque como combustível. Começou a ser utilizado em automóveis a partir da década de 1970. O interessante é que esta fonte de energia é uma tecnologia inteiramente brasileira.
Hoje somente a Rússia e o Brasil utilizam o álcool como combustível. No Brasil é extraído pela cana o etanol, enquanto na Rússia é extraído do eucalipto o metanol. Outras fontes de energias podem ter um futuro promissor como as oriundas do álcool, como é o caso de óleos que são extraídos de vegetais, tais como a soja, algodão, dendê, mamona, amendoim, girassol, entre outros.
A ampliação destas tecnologias tem sido colocada de lado nos últimos anos pela falta de investimentos, um dos motivos é que o óleo vegetal é mais calorífero que o álcool, podendo ser um substituto para o diesel, querosene e a gasolina, que são combustíveis de fontes limitadas. Ainda é uma questão de tempo para que esta fonte de energia seja utilizada por todo o mundo.
Energia Solar e Hidrogênio:
O sol incide uma quantidade muito significativa de vigor na terra, através disso que estudos revelaram que é possível produzir energia através dos raios solares, em muita quantidade se comparada a todas as termoelétricas e hidrelétricas do mundo. O grande problema em questão é que os cientistas ainda não sabem como armazenar e canalizar esta energia. O governo alemão, por exemplo, está designando incentivos para as residências que instalam coletores solares. Energia biológica:
Possuem origem de micro-organismos ou da biomassa através da extração de energia de algumas plantas como o eucalipto, cana entre outras. Está é uma fonte de energia baseada na biotecnologia, e o seu uso está para se tornar uma tendência em todo mundo.
Biogás:
Utiliza-se os gases liberados na decomposição de elementos orgânicos, tais como esterco, lixo, palha entre outros que é transformado em gás pelo biodigestor. Esta é uma fonte de energia alternativa muito interessante porque atenua a quantidade de resíduos no ambiente e polui menos.
Outra fonte que anda em fase de aprimoramento é a energia com hidrogênio, que é capaz de produzir poucos resíduos a um custo baixo. Espera-se que até o final desta década já tenhamos carros disponíveis com motores movidos com hidrogênio.
Energia Geotérmica, ventos e marés:
A energia geotérmica é extraída pelo calor vindo do interior da terra. O Japão, Estados Unidos e Itália já produzem energia desta forma. Porém esse tipo de energia só é possível de ser extraído em lugares que possuem áreas de concentração de placas litosféricas ou vulcões.
O Japão e a França utilizam a energia gerada pelo movimento das águas (marés), sendo geradas pelo movimento de turbinas. Uma fonte de energia já conhecida há muitos anos, a energia eólica, gerada através do movimento dos ventos em turbinas conseguiu motivar no desenvolvimento de mais de 30 mil geradores de energia em todo o mundo. Sendo estas energias 100% limpas.
Os gêiseres são aproveitados em países como a Islândia. As águas quentes que saem do interior da Terra também são capazes de gerar energia geotérmica.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93